O auditor Caio Soares é o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Ele foi eleito ontem com 47 votos favoráveis e dois contrários numa sessão rápida. A indicação foi feita pelo governador Roberto Requião (PMDB) através de uma lista tríplice formada também pelos auditores Eduardo de Sousa Lemos e Sérgio Ricardo Valada-res Fonseca. A escolha dos nomes obedeceu ao critério de antiguidade no cargo.
Aos 62 anos, Caio Soares é natural de Porto União (SC) e formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou como auditor em 2000, nomeado pelo ex-governador Jaime Lerner (PSB). Ocupou vários cargos no governo Lerner, foi assessor de gabinete do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios e inspetor da superintendência de Seguros Privados (Susep).
Caio Soares assume no lugar do conselheiro Rafael Iatauro, que pediu aposentadoria e vai assumir a chefia da Casa Civil. Ele disse estar habituado com a nova função porque atua como conselheiro substituto há um ano.
O eleito garantiu não estar preocupado com o questionamento jurídico em torno da sua nomeação para o cargo de auditor porque se não estivesse amparado pela legislação sequer seria incluído na lista tríplice elaborada pelo Tribunal de Contas.
Na semana passada, a Assembléia Legislativa elegeu outro conselheiro, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), que entra no lugar de Quielse Crisóstomo da Silva, falecido em fevereiro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura