O vereador João Claudio Derosso (PSDB) foi eleito ontem pela oitava vez para a presidência da Câmara de Curitiba com votos de 30 dos 38 vereadores. Quatro vereadores não votaram e outros quatro se abstiveram. A vitória do tucano, sem adversários, foi tranquila e garantiu a permanência de Derosso no poder por um período que chegará, em 2012, a 16 anos.O presidente da Câmara prometeu continuidade e preocupação com a transparência em seu novo mandato. "Vamos manter o diálogo para a frente, voltado para o futuro. A Câmara continuará sendo a Casa do Povo de Curitiba", afirmou o parlamentar.
Uma das vereadoras que se ausentaram foi Renata Bueno (PPS), que enviou um comunicado afirmando que não participaria da eleição. "Deixo de participar da escolha da direção da Câmara Municipal para ser fiel à minha consciência. Evito assim legitimar um processo que considero viciado, um jogo de cartas marcadas, onde quem perde é a democracia", afirmou a vereadora.
Aladim Luciano (PV) não participou por estar de licença médica. Roberto Hinça (PDT) está de licença particular. O único que não justificou a ausência foi o vereador Professor Galdino (PSDB).
Entre os 34 vereadores presentes, os três vereadores do PT, Jonny Stica, Professora Josete e Pedro Paulo, se abstiveram de votar nos cargos, votando apenas na quarta secretaria, que será ocupada por Noemia Rocha (PMDB).
A chapa única manteve, além de Derosso, o vereador Celso Torquato (PSDB) na primeira secretaria e conduziu Sabino Picolo (DEM) à primeira vice-presidência.
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento