Na segunda-feira, a frente parlamentar Brasil sem Armas estará representada na Associação Comercial do Paraná pelo deputado Ratinho Júnior (PPS). Os empresários vão ouvir os argumentos dos que defendem o fim do comércio de armas no Brasil. O lado oposto, aqueles que são contra o desarmamento, estará representado pelo advogado paulista Benê Barbosa. "A dimensão desta polêmica fez com que nossa entidade abrisse o debate ao público", afirma Cláudio Slaviero, presidente da ACP.
Na pauta A Proposta de Emenda Constitucional que destina 10% da arrecadação das contribuições sociais (PIS, Cofins e Cide) para os estados e 10% para os municípios pode entrar em pauta nos próximos dias. Quem garante é o senador paranaense Osmar Dias (PDT), autor da PEC, que teria recebido a garantia do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). "Se nós queremos um novo pacto federativo, precisamos aprovar uma melhor distribuição dos recursos arrecadados", diz Osmar.
Sem reeleição Osmar Dias defende o fim da reeleição como forma de combater a corrupção na política brasileira. Segundo o senador paranaense, é importante que os eleitos para cargos no Executivo não tomem posse agindo como candidatos à reeleição. O primeiro mandato, segundo Osmar, acaba virando uma grande negociação para a campanha seguinte.
Confirmação O senador Alvaro Dias (PSDB) alerta para o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que constata indícios de irregularidades em 168 obras públicas totalizando R$ 2 bilhões. Alvaro afirma já ter apresentado as denúncias anteriormente sobre algumas obras financiadas pelo BNDES no exterior, como a construção da ponte Brasil-Peru, na estrada do Pacífico.
Sem bichos O projeto que proíbe animais em circo em Curitiba deve voltar à pauta da Câmara Municipal na sessão de segunda-feira. A proposta, de autoria do vereador Jair Cézar (PTB), foi aprovada em primeira discussão, mas retirada de pauta a pedido do próprio autor. O próprio prefeito teria pedido para que a matéria não fosse discutida naquele momento em função da presença de alguns circos, que já teriam legalizado suas temporadas na cidade.
Ferrovias As ferrovias do Paraná serão tema de uma audiência pública programada para a segunda-feira, na Assembléia Legislativa. A reunião está sendo organizada pela deputada federal Dra. Clair (PT). em pauta, o projeto do "corredor oeste" e o debate sobre a forma de reestruturação e gerenciamento das ferrovias federais, através de proposta que será apresentado no Congresso Nacional.
Por que ficam? Um grupo de 13 deputados do bloco da "esquerda" do PT, entre eles os paranaenses Dr. Rosinha e Dra. Clair, divulgou nesta semana um manifesto justificando a permanência no partido mesmo com a vitória do Campo Majoritário. "O PT tem ainda condições, se for orientado pela autocrítica de suas bases, de contribuir, junto com outras forças de esquerda, para a construção de um projeto de nação democrática", diz trecho da nota.
Adesão O grupo Movimento PT, representado no Paraná pelos deputados Selma Schons e Padre Paulo e o ex-deputado federal Padre Roque, além do ex-prefeito de Maringá João Ivo Callefi, participam de uma reunião amanhã em Ponta Grossa. No encontro, o grupo vai definir o apoio ao candidato Raul Pont no segundo turno da disputa da presidência nacional do partido, contra Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário.
Calçadas O vereador Aladim Luciano (PV) está empenhado em trocar o piso petit pavé usado nas calçadas curitibanas. Preocupado com relatos de escorregões e acidentes, apresentou projeto na Câmara solicitando a substituição do piso por um calçamento antiderrapante nas praças, calçadas e pontos de ônibus da capital.
No local O vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSDB), afirma que está levando a sério a idéia de levar a administração para perto da população. Nesta semana, Ducci foi inspecionar pessoalmente a ligação do sistema de captação de águas em uma escola do Sítio Cercado. "O que interessa é levar ações eficazes, e de maneira ágil, a todos os que vivem em Curitiba", resumiu o vice-prefeito.
Pinga-fogo
* O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB) observou que o projeto de orçamento apresentado reserva R$ 1,876 bilhão para pagamento da dívida.
* Segundo o deputado, o governo está fazendo superávit para pagar e amortizar a dívida.
* "É um procedimento que seria aprovado e aplaudido por Palocci, não entendo porque o governador faz tantas críticas contra ele chegando a ponto de exigir a cabeça do ministro", diz Rossoni.
* O deputado Rafael Greca (PMDB) apresentou nesta semana à Assembléia Legislativa o projeto de lei que institui a isenção tributária para a aquisição de cadeiras de rodas.
* De acordo com artigo 1.º do projeto, a lei vai compor o quadro de benefícios reconhecidos pelo poder público estadual aos portadores de deficiências como forma de afirmação da igualdade social.
* Na opinião do presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, o voto eletrônico via internet ainda levará algum tempo para se tornar uma realidade no processo eleitoral brasileiro.
* Segundo o ministro, mesmo com os avanços tecnológicos alcançados pela Justiça Eleitoral, a votação pela internet ainda não tem a garantia de segurança e de segredo do voto.
Deixe sua opinião