| Foto:

O presidente Lula entra hoje em férias. O local do descanso ainda é sigiloso, mas ele deve passar o ano-novo na Base Militar de Aratu, próximo a Salvador. No ano passado, Lula optou por Fernando de Noronha e depois seguiu viagem para Aratu. Neste ano, porém, o arquipélago pernambucano está praticamente descartado porque, em 2008, o presidente não conseguiu fugir das inevitáveis fotos ao lado de turistas, além de dar entrevistas em várias ocasiões. Lula e a primeira-dama, dona Marisa Letícia, já anunciaram que neste ano vão buscar um local mais reservado. O presidente retorna ao trabalho no dia 11 de janeiro, mas continua como presidente, já que o vice, José Alencar, só assume no caso de viagem para o exterior.

CARREGANDO :)

Aliás...

As férias de Lula começam embaladas por boas notícias para o presidente. O jornal britânico Financial Times escolheu o brasileiro como uma das 50 personalidades mundiais que mudaram a última década. Lula foi escolhido, segundo o jornal, porque "é o líder mais popular da história do Brasil". O presidente já havia sido escolhido, recentemente, pelo El País (Espanha) e Le Monde (França) como a personalidade de 2009 no mundo.

Publicidade

Humilde, eu?

O governador Roberto Requião aproveitou o fim de ano para intensificar o uso do Twitter. Ontem, ele utilizou o serviço de microblogs para fazer um link para um pronunciamento divulgado no site do diretório municipal do PMDB. Na mensagem, Requião faz uma série de elogios à própria administração. "Acertamos até mais do que havíamos previsto", disse.

Marina não, obrigado

A possível aliança nacional do PSol com o PV, para apoiar a candidatura presidencial da neoverde Marina Silva, não conta com o apoio da legenda no Paraná. O secretário de comunicação do PSol paranaense, Bruno Meirinho, diz que a legenda respeita Marina, mas acha que grande parte dos integrantes do PV não comunga com os ideais do partido. A aposta da direção do PSol no Paraná é que o partido feche uma aliança com o PSTU e o PCB e lance Plínio de Arruda Sampaio à Presidência.

Fim de ano

Publicidade

Como já é tradicional, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, passará o ano-novo com a família no apartamento de Caiobá, no litoral do Paraná. O ministro só chega na véspera, mas a mulher, Gleisi Hoffmann, já está aproveitando as manhãs de sol na beira da praia com os filhos. Num desses passeios, Gleisi encontrou o vice-governador Orlando Pessuti. Após a conversa, ficou pré-agendado um almoço para o dia 2 de janeiro.

Esfriou

Alguns peemedebistas avaliaram o desempenho do pré-candidato ao governo do estado, Orlando Pessuti (PMDB) (foto), no levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa, como um balde de água gelada. O peemedebista alcançou 5% das intenções de voto e assustou lideranças do PMDB. Mantendo esse índice até as vésperas da eleição, garante um deputado estadual peemedebista, a chance de PMDB e PSDB andarem juntos é cada vez maior.

Pinga-fogo

"Apesar de ser um sujeito com perfil psicanalítico complicado, que oscila entre a euforia e a depressão, acho que ele, nessa altura da vida, acredita que chega ao segundo turno."

Publicidade

Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro, a respeito do seu adversário político, Anthony Garotinho (PR). Em pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, Cabral aparece com 38% dos votos e Garotinho, com 23%.