Os dois pré-candidatos a presidente da República pelo PMDB, Germano Rigotto e Antony Garotinho, estão de olho nos votos dos 2.800 convencionais do Paraná. O vice-presidente estadual do partido, Nereu Moura, defensor do nome de Rigotto não gostou do descaso do gaúcho ao empenho da bancada estadual. Moura decidiu criar um comitê para alavancar a campanha de Rigotto, mas sequer recebeu um telefonema do pré-candidato.

CARREGANDO :)

Empenho – Garotinho está mais articulado na campanha. Já veio ao Paraná, pediu o voto dos deputados e lideranças e está com uma equipe telefonando diariamente para os paranaenses que têm direito a voto na convenção. A prévia está marcada para o dia 18 de março.

Romaria – Uma nova visita de Garotinho ao estado está marcada para segunda-feira. Rigotto vem no domingo. "Queremos que os convencionais ouçam as propostas dos dois e decidam quem é o melhor", disse Nereu Moura.

Publicidade

Arma secreta – A surpresa da eleição para vereador na capital, a tucana Dona Lourdes, decidiu enfrentar de novo as urnas. Vai concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa. "Dona Lourdes é bastante conhecida dos curitibanos, principalmente na região do bairro Santa Quitéria pelo trabalho social que realiza há 20 anos", diz o presidente do PSDB, deputado Valdir Rossoni.O padrinho da vereadora, eleita pelo PSB, é o vice-prefeito Luciano Ducci (PSDB), que também pertencia ao partido.

Porta-voz – Uma reunião da bancada estadual do PSDB ontem selou o acordo: só quem fala em nome do partido é o presidente Valdir Rossoni. Ficou definido ainda que a prioridade será construir um palanque forte para o candidato tucano a presidente da República. "Depois vamos aglutinar o maior número possível de partidos de oposição numa caminhada", disse. "As posições isoladas não prevalecerão". Na segunda, a Executiva se reúne para elaborar um calendário das convenções.

Dispersos – "Acho um absurdo os 54 deputados não terem feito uma reunião para indicar um nome ao Tribunal de Contas". O desabafo foi feito na tribuna ontem pelo presidente estadual do PT, André Vargas, que não concorda com a indicação pelo governador do vice, Orlando Pessuti (PMDB) para o cargo de conselheiro do TC.

Sabatina – Vargas faz parte da comissão especial que ouviu os candidatos a conselheiro. Ontem, nove inscritos falaram à comissão e hoje, mais 14. "Todos mostraram que estão preparados", disse o presidente da comissão, Élio Rusch (PFL). Dos 24 inscritos, apenas Saul Dorval desistiu de concorrer. Os deputados entregam na segunda-feira à Mesa Executiva o parecer sobre os candidatos. A eleição está marcada para terça-feira.

Protelando – Os vereadores do PSDB tiveram uma conversa com o presidente do diretório estadual do partido, Valdir Rossoni, na segunda-feira à noite e resolveram defender novas eleições para o diretório municipal somente depois das eleições de outubro. Nas últimas semanas informações desencontradas apontavam que a executiva municipal seria dissolvida. A conversa foi na Sapolândia, chácara do vereador João Cláudio Derosso.

Publicidade

Racha – Com a entrada de novas lideranças no partido em Curitiba, o diretório municipal deve ser disputado por seis grupos, entre eles do deputado federal Gustavo Fruet; o vice-prefeito da capital, Luciano Ducci; além de Alvaro Dias e dos vereadores, liderados por João Cláudio Derosso. Essa disputa geraria um racha inoportuno em momento de eleições estaduais e federais.

Esclarecimento – O secretário municipal de Finanças, Luís Eduardo Sebastiani, teve uma conversa amistosa na segunda-feira com a vereadora Professora Josete (PT) para esclarecer as críticas dela sobre o orçamento da saúde e educação de 2005. O secretário disse para a vereadora que o município não tem a obrigação de compensar investimentos que deixaram de ser aplicados no ano anterior, inferiores ao previsto pela Constituição.

Polêmica – Professora Josete disse que gostaria de ver a prefeitura investindo o porcentual que não foi gasto no último ano da gestão de Cassio Taniguchi, tanto em educação como na saúde e afirmou que a Emenda Constitucional 29 obrigaria essa compensação na área da Saúde. Sebastiani mostrou para a vereadora que a emenda não cita essa aplicação devida no exercício seguinte.

Pinga-fogo

* O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) dará palestra na próxima sexta-feira sobre seu projeto contra o nepotismo.

Publicidade

* A palestra está sendo organizada pelo Fórum de Entidades Paranaenses pela Democracia e está marcada para às 10h30, no saguão da biblioteca da Assembléia Legislativa.

* As vereadoras de Curitiba prestam homenagem hoje a 25 mulheres. Cada vereadora indicou cinco e entre elas está a diretora financeira da Itaipu, Gleisi Hoffmann, indicada por Roseli Isidoro (PT).

* O vereador André Passos (PT) vai enviar uma carta à prefeitura indicando que o imposto recolhido a mais no período dos eventos da ONU sobre diversidade sejam aplicados em projetos de preservação ambiental de Curitiba.

* O setor hoteleiro e o comércio estão se preparando para faturar mais a partir da próxima semana, o que reverterá em mais arrecadação de ISS e ICMS para o município.