• Carregando...

"Falta envolver mais pessoas neste debate."

Pedro Paulo (PT), vereador de Curitiba, preocupado com a falta de uma discussão mais ampla sobre o projeto de lei que regulamenta a licitação para o transporte coletivo da cidade.

Desconhecimento – O vereador petista Pedro Paulo disse estranhar a declaração do presidente da comissão da Câmara de Curitiba que analisa o projeto de licitação do transporte coletivo, Jair Cézar (PTB), de que faltariam apenas duas reuniões – com as empresas de ônibus e com a população – para a apresentação do substitutivo da mensagem original, enviada ao Legislativo municipal pela prefeitura. "Desconheço que haja propostas concretas para a apresentação do substitutivo", disse o petista, que é membro da comissão presidida por Jair Cézar. A declaração do petebista foi publicada pela Gazeta no último sábado.

Transparência – Pedro Paulo diz que o projeto de licitação ainda não está claro e que uma série de questões ainda precisam ser discutidas, como a criação de mecanismos para tornar a planilha de custos da passagem mais transparente. Ele sugere, inclusive, que seja criada uma outra empresa pública que recolha o dinheiro das passagens e faça o pagamento às empresas que operam o sistema. Para o vereador, a Urbs hoje sequer consegue controlar todos os custos do sistema. Pedro Paulo ainda criticou aqueles que acham que a licitação não vai baratear a passagem. "Acho que a licitação e o reordenamento das linhas podem reduzir a tarifa."

RMC – Enquanto isso, na Assembléia Legislativa o petista Professor Luizão começa a articular a criação de um fórum para discutir uma participação mais efetiva dos municípios da região metropolitana, juntamente com a Urbs e a Comec, nas decisões sobre o transporte coletivo integrado de Curitiba com as cidades vizinhas.

ADI – O Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar hoje uma ação direta de inconstitucionalidade contra o decreto do Paraná de 2003 que estabeleceu que municípios que não tiverem delegados de carreira deverão contar com sub-tenente ou sargento da PM para o atendimento nas delegacias de polícia. Para a OAB, entidade que propôs a ação, o decreto ofende a Constituição.

Desculpas – A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), presidida pelo curitibano Tony Reis, enviou ao senador Gerson Camata um ofício pedindo que ele se retrate de ter usado o termo "Gay Cívico" para se referir aos senadores que se abstiveram durante a votação da cassação do mandato de Renan Calheiros. Para a associação, houve desrespeito à dignidade dos homossexuais.

Eleições internas – O Diretório Estadual do PT se reuniu no sábado para tratar do Processo de Eleições Diretas (PED), que resultará em mudança das lideranças do partido nos níveis nacional, estadual e municipal. As eleições internas do PT ocorrem em 2 de dezembro.

Disputa – Para a sucessão de André Vargas no diretório estadual, vários nomes estão sendo discutidos. Entre eles, a deputada estadual Luciana Rafagnin, a ex-diretora de Itaipu e pré-candidata à prefeitura de Curitiba Gleisi Hoffmann e o atual secretário de organização do partido, Florisvaldo Souza.

Indefinido – Mas, de acordo com o deputado Elton Welter, ainda não houve acerto. "Todas as tendências do PT estiveram presentes na reunião. Estamos procurando um acordo. Mas isso vai depender do quadro nacional", disse Welter. "Se for lançado o nome de Marco Aurélio Garcia (assessor especial da Presidência para assuntos internacionais) para a presidência nacional do PT, o partido pode ter unidade nos outros níveis", acredita Welter. Ele lembrou, porém, que a bancada federal do Campo Majoritário do PT quer um candidato próprio, que poderia ser o deputado federal paranaense André Vargas.

Pinga-fogo

O prefeito de Nova Santa Bárbara, no Norte do Paraná, Júlio Bittencourt (PSL), inaugurou uma nova forma de se fazer concorrência pública: a videolicitação. ••• "Assim, todo mundo pode acompanhar, ao vivo, on-line", diz Bittencourt. ••• Segundo o prefeito, o custo total para a implantação da videolicitação foi de R$ 600. Para acompanhar os processos on-line basta acessar www.nsb.pr.gov.br. É uma grande evolução, em uma cidade de 3,8 mil habitantes, onde nem celular funciona. ••• Nesta segunda-feira, às 19h30, o senador Osmar Dias (PDT) coordena a reunião do Diretório Metropolitano de Curitiba, na Sociedade Urca. ••• No encontro, haverá filiação de lideranças da Grande Curitiba. ••• "É importante que o partido cresça em qualidade com propostas que atendam aos anseios dos cidadãos metropolitanos. Nosso partido será a opção de qualidade aos eleitores paranaenses", afirma Osmar Dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]