• Carregando...

O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), diz que os deputados fecharam 2005 com trabalho recorde, acima da média histórica. Foram apresentados 783 projetos e 287 leis promulgadas. "Quase uma por dia. A Casa respondeu ao que a população esperava", comemorou. No saldo do ano, Hermas também destaca audiências públicas que abriram o Legislativo para todos os segmentos organizados da sociedade e a atuação das CPIs.

Final – Das metas anunciadas pelo presidente da Casa, faltou instalar a TV Assembléia e a construção do prédio anexo. "Depois disso, dou por encerrado o meu trabalho", afirmou Hermas Brandão. O ano de 2006 promete acirrar os debates, segundo ele, por ser um período de campanha eleitoral.

Campeão – Baseado em levantamentos internos, Hermas Brandão disse que é o deputado que mais apresentou projetos que viraram lei no Paraná. Os vetos do governador a leis de sua autoria, segundo ele, foram derrubados, como a que autoriza o pagamento do imposto causa-mortis através de precatórios alimentícios. "Vai beneficiar poucas famílias que não têm como fazer inventário porque não pode pagar o imposto, que é de 4%. Nada mais justo do que fazer a compensação", disse.

Calças-curtas – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, requereu informações ao governador Requião sobre o decreto que substitui os delegados "calças-curtas" (sem formação superior) por um subtenente ou sargento da PM nos municípios sem delegados concursados. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Definição – A reunião semanal do PFL da próxima segunda-feira promete trazer mais um round sobre quem o partido vai apoiar em 2006 no Paraná. O presidente estadual, Abelardo Lupion, defende uma aliança com Osmar Dias (PDT). Já o presidente municipal, Fábio Camargo, aposta em outros caminhos: se a verticalização for mantida, apoio a Alvaro Dias (PSDB), caso contrário, coligação com o PPS, de Rubens Bueno. Camargo garante que tem a maioria.

Retorno – O ex-deputado Divanir Braz Palma, de Maringá, apóia a tese da coligação do PFL com o PSDB ou com o PPS. Depois de ficar de fora da Assembléia nesta legislatura (ele não concorreu à reeleição), Braz Palma vai integrar a chapa pefelista, na tentativa de voltar a ser deputado estadual.

Prefeitos – Uma comitiva de prefeitos do oeste do Paraná, liderados por Zeca Dirceu (PT), prefeito de Cruzeiro do Oeste, foi recebida ontem pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O grupo apresentou uma série de projetos de desenvolvimento regional. "Os prefeitos apresentaram um balanço bastante positivo dos cadastros dos programas federais na região", disse Zeca Dirceu, que mesmo com o desgaste político do pai, o ex-ministro Zé Dirceu, continua com um bom trânsito em Brasília.

Férias menores – Com a convocação extraordinário do Congresso, que vai custar R$ 95 milhões aos cofres públicos, a deputada federal Selma Schons (PT), defende a aprovação do projeto que reduz para 45 dias ao ano o recesso parlamentar. Selma é vice-presidente da Comissão que analisou a proposta e afirma que a matéria poderia ser votada na própria convocação extraordinária, marcada para janeiro.

Bolsa – Está em discussão na Assembléia uma proposta que cria uma espécie de crédito educativo estadual. Com o nome de Bolsa Universidade, a proposta do deputado Chico Noroeste (PL) pretende beneficiar estudantes de baixa renda, matriculados em instituições privadas do ensino superior. A matéria conta com o apoio de 28 parlamentares.

Solitária – A vereadora petista Professora Josete ficou isolada na discussão do orçamento de Curitiba. Não aceitou retirar nenhuma das 14 emendas que apresentou e desafiou o acordo entre a Câmara e a Secretaria de Governo. Resultado: não conseguiu aprovar nada e ficou sem o direito de aplicar R$ 200 mil em obras de infra-estrutura.

Pinga-fogo

* A missa de dois anos de falecimento do ex-governador José Richa será realizada hoje, às 18 horas, na Igreja de Santa Terezinha em Curitiba.

* As comemorações dos 152 da emancipação política do Paraná serão lançadas hoje, na Assembléia Legislativa.

* A organização dos eventos, marcados para 19 de dezembro, será do Movimento Pró-Paraná e do Fórum de Entidades Paranaenses pela Democracia.

* Mesmo afirmando que não é candidato, o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSDB), está participando de todos os lançamentos de projetos da prefeitura.

* Hoje, Ducci estará junto com o prefeito Beto Richa no lançamento da Caderneta de Saúde da Criança, às 10 horas, na Sociedade de pediatria.

* O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, e o secretário da Justiça, Aldo Parzianello, vão hoje a Francisco Beltrão para o lançamento da pedra fundamental da Casa de Custódia do município.

* Quintana e Parzianello são pré-candidatos a deputado estadual e nos contatos no interior tentam captar adesões para suas campanha.

* Durante a discussão sobre a questão das funerárias, ontem na Câmara, o vereador Jairo Marcelino (PDT) questionava se a legislação sobre o direito dos corpos seria do município onde a pessoa morava ou onde teria morrido.

* O vereador Paulo Salamuni (PV) deu um aparte citando a Constituição Federal: "Tudo que está embaixo da terra é da União".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]