Pinga-fogo
Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara Federal"Fatos desconhecidos ao tempo do pleito ou do atual mandato que venham a ser revelados durante a atual legislatura podem e devem dar ensejo a perda de mandato. Ainda que o fato seja passado, as repercussões são atuais."
Carlos Sampaio, deputado federal (PSDB-SP), ao apresentar seu voto no Conselho de Ética pedindo a cassação de Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo um pacote de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa.
O líder do PMDB na Assembleia, Caíto Quintana (foto), desistiu de se candidatar para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, aberta com a anulação da nomeação de Maurício Requião. Caíto afirmou que saiu da disputa porque não acredita que a eleição vá se realizar. "Mesmo que [a eleição ao TC] se realize, pode ser anulada quando o Supremo Tribunal Federal julgar o mérito da ação", disse. Se fosse eleito, o deputado precisaria renunciar ao mandato em 60 dias para assumir a vaga de conselheiro. Com a incerteza sobre a decisão do STF, ele preferiu desistir.
Valério matreiro
Relator do caso mensalão no Supremo, o ministro Joaquim Barbosa (foto) abortou tentativa de Marcos Valério de mais uma vez protelar o julgamento dos processos em que é réu. Em um duro despacho, Barbosa acusa a defesa de Valério de usar de artimanhas jurídicas "matreiras" para ganhar tempo e tentar se livrar de crimes por conta de prescrição. Marcos Valério patrocinou um vaivém da ação penal que investiga o mensalão tucano na eleição para o governo de Minas que elegeu em 1998 Eduardo Azeredo. Marcos Valério responde a outra ação no STF sobre sua atuação no mensalão petista.
CPI dos Portos
Os deputados estaduais que integram a CPI dos Portos se reuniram pela primeira vez ontem, após a sessão plenária, na Assembleia Legislativa. O presidente da CPI, Douglas Fabrício (PPS, foto), anunciou que vai se reunir com o Ministério Público Federal, Polícia Federal e Tribunal de Contas na próxima segunda-feira para solicitar informações sobre as investigações que já apuram supostos desvios cometidos nos portos paranaenses.
Para pensar...
"Tive uma conversa com o Aldo Rebelo, e ele reconheceu que o clima ficou de certa disputa, e que ele achava que tinha de deixar mais claros alguns pontos e o Senado poderia fazer isso."
Jorge Viana, senador (PT-AC), sobre a articulação para mudar pontos polêmicos no projeto do novo Código Florestal.
No Couto
O governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), viajaram juntos ontem de manhã para acompanhar a posse da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), em Brasília. Os dois retornariam ontem mesmo para assisitir ao jogo da final da Copa do Brasil, entre Coritiba e Vasco. Beto e Ducci foram convidados para ver a partida no camarote da diretoria do clube. Ducci torce para o Paraná Clube e Beto diz que torce para o Londrina, time da cidade natal dele, e para o São Paulo.
Terceiro mandato, não
Foi aprovado ontem na CCJ do Senado, projeto que impede prefeitos e vice-prefeitos de transferir seu domicílio eleitoral enquanto estiverem no exercício do mandato. A proposta integra o conjunto de proposições aprovadas na Comissão de Reforma Política da Casa. Na justificação da medida, seus autores explicam que a mudança de domicílio eleitoral tem sido utilizada por prefeitos que cumprem seu segundo mandato e querem tentar um terceiro mandato consecutivo, em outro município.
Supersecretaria
A reunião extraordinária realizada ontem pela CCJ aprovou o projeto do governo que cria a "supersecretaria" da Família e Inclusão Social e altera o nome e atribuição de outras duas pastas. A liderança do governo pretende aprovar o projeto em plenário até quarta-feira.
Deixe sua opinião