A desoneração da cesta básica promovida pelo governo em março teve efeito sobre a inflação de abril, segundo a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes. "Teve impacto, mas a gente não tem como contabilizar quanto. A variável de preço de um item não depende só do imposto. Outros fatores têm influência, como a demanda e a questão da safra", afirmou.
Entre os destaques de quedas de itens incluídos na lista de desonerações estão o açúcar refinado (-4,50%), o açúcar cristal (-3,41%), o óleo de soja (-2,87%) e o frango inteiro (-1,92%). Os produtos in natura, que puxaram a inflação em meses anteriores, continuam em alta, embora já não influenciem tanto o índice. O preço do tomate subiu 7,39%, ante variação de 6,14%. Em 12 meses, o tomate registra alta de 149,69%.
O grupo Alimentação subiu 13,44% em 12 meses e 5,65% no acumulado no ano. Esta última taxa supera a do IPCA no ano, de 2 50%. Entre os motivos para a elevação dos alimentos está o crescimento da demanda, a concentração da safra em itens como soja, milho e arroz e o encarecimento da logística no país.
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,55% em abril, ante 0,47% em março. No ano, o IPCA acumula alta de 2,50% e, em 12 meses, de 6,49%. Desta forma, o IPCA voltou ao intervalo perseguido pelo Banco Central, de 2,5% a 6,5%, sendo o centro da meta 4,5%.
Em 12 meses, até abril, a inflação segundo o IPCA voltou a ficar dentro do intervalo da meta (de 2,5% a 6,5%), por causa da saída do cálculo da taxa de 0,64% de abril de 2012 e entrada da taxa de 0,55% em abril de 2013.
No entanto, comparando a taxa em 12 meses registrada em abril do ano passado, de 5,10%, com a deste ano, o índice de preços alcançou "outro nível de inflação", afirmou Eulina. A principal contribuição partiu do grupo alimentação, cujo impacto positivo foi de 3,44 pontos porcentuais.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião