O presidente Lula encerra sua participação nas campanhas eleitorais do PT neste fim de semana. Em sua despedida, o presidente participará de atos de apoio às campanhas de Marta Suplicy e de Luiz Marinho, que disputam as prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo, respectivamente. "Vou ter um ato em São Paulo, amanhã (hoje), com lideranças populares. Pelo menos é o que fui avisado. E domingo estarei participando de um ato, o meu último ato na campanha do companheiro Luiz Marinho, lá em São Bernardo do Campo", disse Lula antes da cerimônia de inauguração de instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Maputo (Moçambique). O presidente afirmou que após essas participações em São Paulo, voltará para Brasília e não participará de nenhuma outra campanha neste ano. "Aí encerro a minha participação na campanha. Durante a semana, eu volto a Brasília para fazer o que tenho fazer: trabalhar, trabalhar."

CARREGANDO :)

Conflito em SP

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, quer aproveitar a presença do presidente Lula em São Paulo hoje para discutir a situação dos policiais civis, que estão em greve há mais de um mês. Na quinta-feira, os policiais civis paulistas entraram em confronto com a Polícia Militar.

Publicidade

Terreno do Juventus

Após um intervalo de dez sessões, a Câmara de Curitiba deve votar nesta segunda-feira a liberação para a prefeitura realizar a permuta de parte do terreno do Juventus, localizado no Batel, por duas áreas da administradora Invest Terra no Tatuquara. A troca causou polêmica dentro da Câmara porque os terrenos do Tatuquara foram avaliados por um valor superior ao aplicado para a tributação da área.

Susto

Aliados do candidato à prefeitura de Ponta Grossa, Sandro Alex, levaram um susto ontem. Um carro de uma correligionária bateu contra uma moto. O motoqueiro, que voou sobre o carro, não sofreu nenhum arranhão. O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, ajudou o rapaz. "Vou contratar você como dublê", brincou, depois de ver que tudo não passava de um susto.

Trabalho escravo 1

Publicidade

Várias entidades da sociedade civil estão recolhendo assinaturas pelo país para pedir a aprovação da PEC 438/2001, que prevê penas mais rígidas para pessoas ou empresas que explorarem trabalhadores. Entre as punições, a proposta prevê a expropriação de imóveis (rurais e urbanos) de quem cometer o crime.

Trabalho escravo 2

A meta é recolher 2 milhões de assinaturas até fevereiro. A proposta tramita há sete anos e, segundo as entidades que representam os trabalhadores, sofre forte pressão da bancada ruralista para não ser aprovada. Só neste ano, cerca de 3 mil trabalhadores foram resgatados por equipes de fiscalização do Ministério do Trabalho.

Fora das grades

O prefeito eleito de Porecatu, Walter Tenan, foi liberado ontem do Centro de Triagem 2 em Piraquara. Tenan foi eleito prefeito da cidade localizada no Norte do estado com 31% dos votos válidos mesmo estando preso sob a suspeito de chefiar uma quadrilha que receptava produtos contrabandeados. Agora, graças a um habeas corpus do STJ, ele poderá comemorar a vitória fora das grades.

Publicidade

PMDB

Com seis candidatos na disputa, o PMDB é o partido com maior número de concorrentes ao cargo de prefeito em uma das 11 capitais em que haverá segundo turno no próximo dia 26. Logo atrás estão PT e PSB, cada um com três candidatos. Haverá segundo turno em 30 municípios do país.

Execução agropecuária

A execução do orçamento previsto para os principais programas federais ligados à agropecuária está abaixo do que provavelmente deseja quem é ligado à área. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que dos R$ 912 milhões autorizados no orçamento de 2008 para os principais programas ligados à atividade, somente R$ 294,2 milhões foram gastos até o momento. Desse total, 80% foram utilizados para pagar dívidas de anos anteriores.

Pinga-fogo

Publicidade

"Não marco audiências, quem for a Brasília para bater na porta do meu gabinete está perdido. Isso porque o meu gabinete está sempre de portas abertas." Do ministro das Cidades, Márcio Fortes (PP), durante visita a Ponta Grossa, na manhã de ontem, quando foi manifestar apoio ao candidato do PPS, Sandro Alex, que disputa o segundo turno no município.