A lei eleitoral gera dupla interpretação quando o assunto são os cavaletes com propaganda de candidatos. Em São Paulo, por exemplo, posicionar qualquer cavalete nos canteiros que dividem as pistas de uma avenida é considerado crime eleitoral. Já no Paraná tal ato não constitui infração. Ambas as posturas se baseiam no mesmo texto legal, a Resolução 23.404/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu artigo 11, o texto deixa clara a proibição de qualquer tipo de propaganda eleitoral "nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam". Porém, no parágrafo 4º, o mesmo texto permite a exposição de "cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos".

CARREGANDO :)

26 de setembro

é a data marcada para a audiência pública em que será apresentada a versão final da Lei Orçamentária Anual de Curitiba, que prevê R$ 8,4 bilhões para 2015. O evento será no Salão de Atos do Parque Barigui das 10 às 12 horas.

Publicidade

Folclore

Inri Cristo no debate: Na campanha para o governo em 2010, o candidato Beto Richa (PSDB) costumava dizer que havia aprendido a fazer política com seu pai, o ex-governador José Richa. Virou uma espécie de bordão. A ponto de o candidato do PSol ao Senado Luiz Piva ter aproveitado para fazer uma brincadeira durante o debate da Band. "Eu estou desconfiado de que o marqueteiro do Beto Richa é o Inri Cristo. Porque pra tudo ele fala ‘meu pai’, meu pai’."

Congelou

A TV Oeste, retransmissora da Rede Globo no Oeste da Bahia, a passou ao menos 24 horas exibindo uma imagem congelada de um candidato devido a falha técnica. A imagem congelada era do candidato a governador Paulo Souto (DEM) e ficou paralisada justamente num trecho do programa eleitoral dele.

Simulador

Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um simulador da urna eletrônica que permite ao eleitor "testar" o equipamento pela internet. Para acessar a urna fictícia, basta entrar no site do TSE: www.tse.jus.br. A ferramenta permite quatro tipos diferentes de simulação – voto em trânsito, no exterior, nos estados e no Distrito Federal. Os candidatos são fictícios.

Pinga-fogo

"Num sistema democrático, você tem que governar com os partidos políticos. Podemos criticar o número imenso de partidos que existem hoje, mas não se pode criticar a instituição. Se você critica a instituição, você parte para um absolutismo, uma centralização do poder em torno de uma pessoa."

Michel Temer (PMDB), vice-presidente, em críticas à presidenciável Marina Silva (PSB).

Colaboraram: Fábio Calsavara, Rogerio Galindo, Laura Beal Bordin e Bruna Maestri Walter.

Publicidade