• Carregando...

O reinício dos trabalhos na Assembléia Legislativa começou lento. Sem projetos importantes para votar, a primeira sessão do ano foi morna. Os deputados aprovaram em primeira discussão um projeto do ex-deputado Edgar Bueno (PDT) que trata do descarte de pilhas, lâmpadas e baterias de celular, e outro de Luiz Fernandes Litro (PSDB), que autoriza o Executivo a dar atendimento prioritário na rede estadual de saúde a pacientes com mais de 60 anos. Cianorte foi batizada como "capital do vestuário", numa proposta de Jonas Guimarães (PMDB).

A sessão se resumiu a discursos dos novatos. Os suplentes Fernando Scanavacca (PDT) e José Lemos (PT), que ganharam cadeiras, subiram à tribuna para falar o que pretendem fazer. Por enquanto, nenhum tema palpitante está previsto para entrar em pauta. Segundo o presidente Nelson Justus (DEM), tudo foi votado no fim do ano passado.

Lento

No mesmo ritmo, a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ontem foi relâmpago. Dos 11 projetos em pauta, só 4 vetos do governador Roberto Requião foram aprovados e já podem ser votados no plenário. O restante foi adiado.

Nada fechado

A presidente estadual do PT, Gleisi Hoffman, diz que o marido, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o diretor da Itaipu, Jorge Samek, estão trabalhando pela candidatura a governador pelo PT. Mas os planos podem mudar. "Não é um dogma ter um candidato do PT, a aliança será conversada. O importante é ter um candidato forte para dar palanque para a Dilma (Rousseff)", disse.

Paquera

Entre os possíveis aliados para 2010, Gleisi citou os pré-candidatos a governador Osmar Dias (PDT) e o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB). Tudo vai depender do cenário nacional e a habilidade para aliança, avalia ela, tem que vir do PT e de Lula.

PT na estrada

A presidente do PT paranaense, Gleisi Hoffmann, começa hoje uma série de viagens ao interior do estado. O giro começa pelo litoral. A petista e integrantes da executiva estadual do partido se reúnem com prefeitos e vereadores de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Sul. Amanhã, Gleisi vai a Morretes, Antonina e Paranaguá.

Parceria

O presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, diz que o partido também caminha para ter Orlando Pessuti como candidato a governador e espera o apoio dos 140 prefeitos e 800 vereadores peemedebistas. "O Pessutão andou muito e está disposto a andar cada canto do Paraná pedindo voto", afirma. Mas, assim como o PT, o partido está "aberto"para conversas com outras legendas.

Esperança

Nem Hauly nem Barbosa. O deputado estadual Antonio Belinati (PP) garante estar fazendo campanha para ele mesmo, numa tentativa de reverter a decisão do TSE que impugnou sua eleição para prefeito de Londrina. Ele espera a publicação da decisão do TSE para recorrer ao STF. Belinati diz ter pressa num desfecho porque a eleição de Londrina corre o risco de não ter valor caso haja um entendimento diferente do STF a seu favor.

Com ressalvas

O Tribunal de Contas do Paraná (TC) aprovou ontem com ressalvas as contas da Câmara de Vereadores de Curitiba, no exercício de 2006. A motivo da ressalva foi um gasto de R$ 75.617,82 para o pagamento de tíquetes-refeição a servidores do Legislativo municipal. O TC considerou a despesa imprópria, contrária ao artigo 37 da Constituição Federal, que trata do princípio da moralidade administrativa. Cabe recurso da decisão.

A justificativa

O presidente da Câmara no exercício de 2006, João Cláudio Derosso (PSDB), justificou ao TC as despesas com os tíquetes. Segundo o relatório do TC, a justificativa legal apresentada para a concessão do benefício foi a Lei Municipal 11.650/2005, que criou um sistema de alimentação para os servidores da Câmara.

Desvio

O MP em Ponta Grossa deve receber hoje o relatório parcial sobre um suposto desvio de dinheiro por parte de um servidor comissionado da Câmara da cidade. O presidente da Casa, Sebastião Mainardes Junior (DEM), afirma que ainda não pode precisar o valor, o período em que foi feito o desvio e quantas pessoas estão envolvidas. A informação não oficial é de que foi desviado R$ 1 milhão apenas em 2008.

* * * * *

Pinga fogo

"O aumento do salário mínimo, a ampliação do Bolsa Família e o reforço dos recursos do PAC injetam bilhões de reais na economia, gerando renda e emprego. Já vivemos outros momentos de crise em que a ação mais efetiva do governo era a ajuda aos banqueiros."

Do vereador de Curitiba Pedro Paulo (PT), comparando a ação do governo Lula para vencer a crise econômica mundial com a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]