A viagem de três parlamentares da CPI dos Correios aos EUA, na segunda-feira, será mais um pretexto para que a comissão não vote, pela terceira semana seguida, a nova convocação de Duda Mendonça para depor. O novo drible era comemorado por governistas. Para americano ver Enquanto cumpre o roteiro de buscar dados sobre as contas de Duda no exterior, a cúpula da CPI trata de fechar o relatório final sem avançar nesse quesito. A ordem é entregar o primeiro texto em 15 de fevereiro. Mais um Sombra O deputado Maurício Rands (PT-PE) ganhou um apelido interno na CPI desde que foi escalado para ficar no pé do relator Osmar Serraglio (PMDB-PR) e do adjunto, Eduardo Paes (PSDB-RJ): "O Sombra". É o trio que vai aos EUA. Retaliação direta A oposição tem pronto o contra-ataque a Ângela Guadagnin (PT) caso a relatora peça a absolvição de José Janene (PP-PR) no Conselho de Ética. Com base no depoimento de Paulo de Tarso Venceslau, vai convocar a ex-prefeita de São José dos Campos a depor na CPI dos Bingos. O inverno vem aí Dos 101 deputados que abriram mão do adicional de R$ 25 mil pela convocação extraordinária, só um é processado no Conselho de Ética pelo mensalão: Vadão Gomes (PP-SP). Voz da experiência O ministro Antônio Palocci (Fazenda) passou pela casa do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) anteontem, antes de ir para o depoimento na CPI. Daqui ninguém me tira Bastou Renan Calheiros dizer, em entrevista, que os ministros do PMDB teriam de deixar os cargos caso o partido tenha candidato próprio para que os citados começassem a se mexer para permanecer onde estão. Síndrome de Peter Pan O deputado ACM Neto (PFL-BA) usou o discurso em sua festa de aniversário, anteontem, para brincar com o fato de ter pego catapora, doença mais comum em crianças: "Pela primeira vez em um aniversário, me sinto mais jovem".
Recordar é sofrer De Serra para Lula ontem, durante a inauguração do Memorial do Corinthians: "Para mim, a derrota que mais doeu foi a do Palmeiras para o Corinthians em 1954". Fazia referência velada à derrota de 2002. Gafe pensada Em seu discurso, Lula fez menção primeiro ao presidente e aos conselheiros do Corinthians, para depois citar Alckmin e Serra. O governador deveria ter sido saudado primeiro.
Preço alto A performance de "conselheiro biônico" para tentar salvar o mandato de Roberto Brant (PFL) pode custar a Jutahy Jr. a derrota pela liderança do PSDB. Dedo duro Tucanos ligados a Alckmin enxergaram mais um gesto de Serra de agrado ao PFL no voto de Jutahy Magalhães, fiel escudeiro do prefeito paulistano, em favor da absolvição de Brant.
JK mania Slogan informal que os serristas já propagandeiam para defender a saída do prefeito de São Paulo do cargo para disputar a Presidência: em sua gestão, foram quatro anos em um. Amigo, amigo Alvo dos serristas, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, diz que sua relação com o PFL de Gilberto Kassab, vice do prefeito, é tão boa que cogita continuar no cargo caso o pefelista Cláudio Lembo assuma.
TIROTEIO
* De Onyx Lorenzoni (PFL-RS) sobre Lula ajudar a derrubar a verticalização:
Os candidatos a governador do PT estão mortos. Lula mostra que, no poder, não é solidário aos seus amigos.