A presidente Dilma Rousseff resolveu apostar na regionalização da comunicação de seu governo como tática de se aproximar ainda mais do eleitorado. No programa semanal "Café com a Presidenta" desta semana, além de gravar uma versão nacional, como costuma fazer, Dilma também preparou dois programas regionais: um para o eleitor do Rio Grande do Sul, e outro para o do Paraná. O assunto foi o mesmo: investimento em transporte público. Mas, na produção destinada aos estados, a presidente tratou de apresentar dados mais específicos, com valores que serão gastos e as obras que pretende implementar.
Desde meados do ano, a presidente vem se preocupando em atingir mais diretamente o eleitor. Nas viagens que faz pelo país, é comum ela conceder entrevista a rádios locais. Porém, ao priorizar as mídias regionais, Dilma deixa em segundo plano a mídia nacional durante as viagens pelo Brasil. Após falar com veículos das cidades pequenas por onde viaja, ela não concede outra entrevista para tratar de assuntos nacionais, como denúncias envolvendo seus ministros.
Dilma já havia adotado tática semelhante em outras duas ocasiões: a estreia ocorreu dia 22 de agosto, quando anunciou a criação de novas escolas técnicas e universidades pelo Brasil. Ela aproveitou a oportunidade para gravar programas para cada estado que será contemplado com os projetos.
No dia 19 de setembro, fez dois especiais, um dedicado a São Paulo e outro a Minas Gerais. No caso de São Paulo, a presidente falou sobre obras anunciadas durante sua viagem ao estado, como uma hidrovia, a construção de um estaleiro e a expansão do rodoanel. Aos mineiros, ela destacou investimentos no transporte público em Belo Horizonte.
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