A presidente Dilma Rousseff chegou na manhã desta segunda a Pretória, capital da África do Sul, onde amanhã participará da 5ª Cúpula Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). Na Cúpula, os três países emergentes devem fechar posição com relação à crise econômica global, que será discutida na reunião do G-20, no início de novembro, em Cannes.
Após desembarcar, Dilma não quis responder perguntas da imprensa brasileira sobre o destino do ministro do Esporte, Orlando Silva depois da denúncia da revista Veja de que teria recebido propina na garagem do ministério.
Dilma tem agenda livre hoje. A programação da Cúpula foi alterada. Os trabalhos serão abertos amanhã pela manhã, e não à tarde, como estava previsto. A viagem inclui ainda visitas a Maputo, em Moçambique, e Luanda, em Angola.
Três ministros acompanham Dilma na viagem: Antonio Patriota, das Relações Exteriores; Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Luiza Helena de Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, também integra a comitiva, segundo os decretos publicados hoje no Diário Oficial da União.
Deixe sua opinião