O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), irá participar da reunião que a presidente Dilma Rousseff (PT) convocou com governadores aliados e oposicionistas para a quinta-feira (30) em Brasília. Richa recebeu o convite por meio do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD).
Segundo a assessoria de Richa, o objetivo do encontro é discutir a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Outra pauta que o governo paranaense talvez leve à presidente é a revisão no pacto federativo.
Nos bastidores, porém, a articulação de Dilma tem o objetivo de criar um pacto de união capaz de enfrentar a crise política e buscar apoios pela aprovação de suas contas no Tribunal de Contas da União . Se as contas forem rejeitadas, questionamento semelhante pode recair sobre os balanços dos estados.
Relação
Na última campanha eleitoral, em 2014, o governo paranaense e o federal trocaram farpas sobre a liberação de empréstimos que necessitavam do aval da União. Além disso, Dilma apoiou a candidata Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do estado.
Agenda
Richa passará os próximos dias em viagem. Na terça (28) e na quarta (29) ele participa do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura em São Paulo. Na ocasião ele se reúne com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e outros sete governadores. Eles irão tratar de uma pauta prévia para levar à Dilma.
O encontro com a presidente está marcado para quinta-feira (30) às 15 horas.