| Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

A presidente Dilma Rousseff aproveitou uma entrevista internacional para pedir um novo mandato ao povo brasileiro. Dilma afirmou à emissora de TV Al Jazeera, do Qatar, que deveria ser reeleita porque faz parte de um projeto que promoveu uma revolução social no país, respeitando a democracia.

CARREGANDO :)

"Eu acredito que o povo brasileiro deve me dar oportunidade de um novo período de governo pelo fato de que nós fazemos parte de um projeto que transformou o Brasil", disse. "O Brasil tinha 54% de sua população entre pobres e miseráveis em 2002. Hoje, todos aqueles que vivem na classe C para cima representam 75%, três em cada quatro brasileiros. Nós transformamos a vida dessas pessoas. O Brasil mudou de perfil e foi feito isso com a democracia vigente".

Segundo Dilma, um indicativo da evolução social foi a realização da Copa do Mundo no país, encerrada no domingo. Sem citar nomes, ela alfinetou o ex-jogador Ronaldo, que era membro do comitê organizador e se disse "envergonhado" com os atrasos das obras do Mundial. "Você sabe que tinha gente que dizia que estava envergonhado do país porque não teria condição de receber [o evento]", disse.

Publicidade

Na entrevista, Dilma admitiu que o país está em uma "fase de baixa de ciclo econômico", mas repetiu que esse fenômeno é influenciado pelo contexto da economia mundial, que ainda se recupera da crise financeira internacional de 2009. "Temos tomado todas as medidas para entrar em um novo ciclo. Temos que melhorar a produtividade da economia brasileira", afirmou. A petista afirmou que o governo está empenhado em ampliar a produtividade seguindo quatro ações: investimento na infraestrutura, em educação, ciência e inovação, além da modernização do Estado. "Nós precisamos de um país sem burocracia, de um Estado mais amigável tanto para os cidadãos quanto para os empresários, empreendedores e trabalhadores".