A presidente eleita, Dilma Rousseff, foi entrevistada nesta terça-feira (23) para o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela recebeu o recenseador Rodrigo de Paula Almeida no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição.
De acordo com assessoria da presidente eleita, a entrevista durou cerca de 10 minutos. Dilma não pôde ser entrevistada no prazo de recenseamento, entre 1º de agosto e 31 de outubro, porque estava em campanha eleitoral.
Ainda segundo a assessoria, o recenseador, que tem 27 anos, disse ter ficado "nervoso" por entrevistar a futura presidente da República, mas afirmou ter "fechado com chave de ouro" o trabalho de levantamento de informações para o Censo.
Já Dilma teria ficado "impressionada" com a rapidez do processamento de dados, que é feito por meio eletrônico. A assessoria informou que ela passou dados da Granja do Torto, onde está residindo durante o período de transição. As informações passadas pela presidente eleita não poderão ser divulgadas pelo IBGE.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, foram entrevistados para o levantamento do IBGE em 2 de agosto, no Palácio da Alvorada. O Censo 2010 tem como objetivo fazer uma espécie de retrato da população brasileira. Os dados coletados, como saneamento e grau de escolaridade nas diferentes regiões do país, podem orientar políticas públicas.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião