• Carregando...

Dilma brinca com o fato de Porto Alegre não ter praias

Em visita a Santa Catarina nesta quarta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff brincou em discurso ao afirmar que "a grande tristeza do Rio Grande do Sul é que Porto Alegre não é Florianópolis". A presidente estava em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, inaugurando uma expansão no porto. Ao falar ao público, relembrou quando morava no Estado vizinho e ia a Santa Catarina a turismo.

Leia mais

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada nesta quarta-feira (27), durante evento em Florianópolis, por três estudantes que protestavam contra a criação de universidades comunitárias. Dilma sancionou, há duas semanas, lei que institui as instituições comunitárias de ensino superior. Elas são consideradas, a partir de agora, organizações sem fins lucrativos, e podem participar de editais para receber recursos públicos federais.

Segundo o grupo que vaiou a presidente, que representa os estudantes da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esse modelo de instituição utiliza dinheiro público mas cobra mensalidade dos alunos, em um sistema que privilegia "os barões do ensino superior". Segundo eles, há pelo menos 16 dessas instituições em Santa Catarina. "Essa universidade que se pinta como comunitária está cobrando até R$ 2.000 de mensalidade nos cursos de medicina. É uma universidade mercadológica", afirmou um estudante de história que não quis se identificar.

Para o grupo, é preciso investir nas universidades públicas "gratuitas e de qualidade". Dilma reagiu à vaia, puxada justamente quando ela citou a expressão "universidades comunitárias". "Eu fico bem à vontade para defender as universidades comunitárias, porque foi no governo do presidente Lula e no meu governo que fizemos um processo de reenergização da universidade pública federal", afirmou em seguida.

A vaia gerou certo mal-estar na cerimônia, e os demais presentes trataram em seguida de aplaudir com veemência as falas posteriores da presidente. Mais cedo, Dilma esteve em Itajaí, no norte de Santa Catarina, justamente para receber uma homenagem de reitores e dirigentes das comunitárias, que agradeceram a sanção da lei.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]