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A pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, registrou sua melhor marca em uma pesquisa do Datafolha. Pela primeira ela vez aparece empatada com José Serra (PSDB), em pesquisa do instituto divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo. Ambos estão com 37% das intenções de voto na pesquisa estimulada, na qual o eleitor foi informado sobre quem são os três principais candidatos que estão na disputa. Marina Silva (PV) vem em terceiro, com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somaram 5%. Os indecisos são 9%. O levantamento foi feito nos dias 20 e 21 de maio com 2.660 entrevistados.

Em comparação com a última pesquisa Datafolha, feita nos dias 15 e 16 de abril, a petista subiu 7 pontos porcentuais – de 30% para 37% – enquanto o tucano caiu 5 pontos, de 42% para os 37%. Ou seja, Serra perdeu os dez pontos que tinha de vantagem.

Num eventual segundo turno, os dois pré-candidatos se mantêm tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.

O crescimento de Dilma também pode ser medido na sua rejeição, que caiu de 24% para 20%. Já em relação a Serra o descontentamento subiu de 24% para 27%. E a rejeição a Marina caiu de 20% para 14%.

O bom desempenho de Dilma no último mês pode estar relacionado ao programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente, apontou Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, em reportagem da Folha de S.Paulo. Na semana retrasada, o PT teve vá­­rios comerciais de 30 segundos na tevê e um programa mais longo, de dez minutos, na noite do dia 13. O principal nome dessa investida de marketing foi Dilma Rousseff, com Lula como cabo eleitoral.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, a curva de intenção de voto de Dilma continua as­­cendente. Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. Serra pontuou com 14% – ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento.

Ainda na espontânea, há 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato. Outros 3% declaram querer vo­­tar no "candidato de Lula". E 1% respondem no "PT" ou no "candidato do PT". Desta forma, em tese o potencial de voto em Dilma chegaria a 28% .

Nanicos

Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera significativamente. Dilma e Serra permanecem empatados com 36%. Marina tem 10%. E só dois "nanicos" pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU), com 1% cada um.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O instituto não informou em quais cidades houve a apuração. A pesquisa, encomendada pela Folha de S. Paulo, foi registrada no TSE em 17 de maio, sob o número 12044/2010.

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