A presidente Dilma Rousseff autorizou a exoneração hoje do diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Rubens Carlos Vieira.
O afastamento, a pedido, foi publicado na edição desta terça do "Diário Oficial da União". Vieira já não exercia suas funções no órgão desde novembro de 2012.
Junto com seu irmão, Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas, esteve no centro do escândalo que envolveu a ex-funcionária da Presidência da República Rosemary Noronha. No final de 2012, Rosemary tornou-se um dos alvos da investigação deflagrada na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, sobre um esquema de venda de pareceres e tráfico de influência no governo. Indiciada por formação de quadrilha, ela pediu exoneração do cargo em dezembro.
À época, a Polícia Federal chegou a fazer uma busca e apreensão no gabinete paulista da Presidência.
O caso ganhou notoriedade pelo posto que ela ocupava na administração petista e pela relação próxima que mantinha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Foi ela quem indicou para os cargos nas agências os irmãos Vieira, que foram presos durante a operação da sob por suspeita de negociar pareceres em troca de propina.
A investigação teve início em 2011, após a PF ter sido procurada por um servidor do TCU (Tribunal de Contas da União) que denunciou o oferecimento de R$ 300 mil como suborno para que ele elaborasse um parecer técnico que beneficiaria um grupo de empresas do setor portuário.
Avanço da direita na América Latina, com foco na segurança, sinaliza tendência para o Brasil
Moraes ligou seis vezes para Galípolo num dia para tratar de Banco Master, diz jornal
James Dyson fracassou 5.127 vezes – e foi por isso que venceu
Mendigos do espírito: o que o Natal nos ensina sobre humildade