A presidente Dilma Rousseff decidiu fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, às 20 horas desta sexta-feira (15), para pedir apoio contra o impeachment de seu mandato.
Segundo a reportagem da Folha de S.Paulo apurou, Dilma vai adotar o discurso de que o processo de seu impedimento é um “golpe em curso no país” e que é preciso lutar pela democracia.
Câmara faz sessão para votar impeachment e protestos se espalham pelo país; acompanhe
A petista tentará também passar a ideia de que, vencendo o processo, retomará o diálogo e o crescimento do país.
A ideia inicial era de que ela gravasse uma mensagem para ser veiculada nas redes sociais, mas, diante do cenário adverso para o governo, que encontra dificuldades para barrar o impeachment no domingo (17), ficou definido que era melhor o pronunciamento oficial.
A ideia de ir para a televisão foi construída junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele, por sua vez, também gravará uma mensagem com o discurso alinhado ao de Dilma. A fala do petista será veiculada pela internet e nas redes sociais.
Para se preparar para o pronunciamento, a presidente convocou a Brasília o cabeleireiro Celso Kamura, responsável pelo visual da petista.