Possíveis adversários na eleição de 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) estiveram juntos com ex-presidente Lula na tarde desta sexta-feira (2) em almoço organizado por um empresário em Uberaba (MG). O evento é oferecido anualmente pelo pecuarista Jonas Barcelos após a abertura da Expozebu, feira do setor que ocorre no município mineiro.
A reportagem esteve no local onde ocorre o almoço -uma fazenda localizada a cerca de dez quilômetros da área urbana de Uberaba. O acesso à propriedade, no entanto, era restrito e controlado por seguranças.
Participantes do almoço disseram à reportagem que o clima é informal -Dilma não faria nenhum tipo de pronunciamento no local. O ex-presidente Lula dormiu na propriedade de Barcelos. Ele recebeu Dilma logo no início da tarde na sede da fazenda, distante dos demais convidados.Quando Aécio chegou ao local, por volta das 15h, Lula e Dilma já tinham almoçado. Os três conversaram por cinco minutos sobre "amenidades" e, segundo interlocutores, não falaram sobre política.
Logo em seguida, os petistas foram embora e deixaram Aécio na propriedade. Lula era esperado também na abertura da Expozebu, na manhã de hoje, mas não foi ao evento. Já Dilma e Aécio, que participaram da feira, compartilharam o mesmo palanque durante um curto período.
Em 2010, Dilma já havia participado do almoço na propriedade de Barcelos. Na época, como pré-candidata do PT à Presidência, ela compartilhou o espaço com o ex-governador José Serra, que também era candidato ao Planalto.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura