Ainda eufórico com a aprovação do novo Código Florestal, o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, afirmou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff "não terá coragem de vetar a emenda 164", também aprovada ontem pela Câmara dos Deputados. A emenda polêmica transfere da União para os Estados o poder de legalizar e fiscalizar atividades nas Áreas de Proteção Permanente (APPs) regidas pelo novo Código.
"A presidente não terá coragem para vetar essa emenda (caso ela seja mantida no Senado), pois não tem respaldo para isso; a vitória nossa foi incontestável, com mais de 80% dos votos", disse Ramalho, referindo-se à votação das sessões que avaliaram o tema e que terminaram na madrugada de quarta. O presidente da SRB considerou a vitória dos ruralistas na votação de terça "um respaldo dado pela sociedade aos agricultores e uma homenagem aos produtores rurais".
Ramalho afirmou que a votação do Código Florestal com a emenda 164 no Senado terá um debate menos radicalizado, pois, na avaliação dele, os ruralistas são maioria na Casa e estão mais bem articulados. Ainda segundo ele, o Código Florestal deu ao produtor "a legalidade para investir na agricultura, mas também a responsabilidade de cumprir a legislação", concluiu.