A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal, para apreciação, o nome do desembargador Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Navarro é juiz federal do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região, com sede em Recife (PE). Ele foi indicado para ocupar a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Ari Pargendler. Para ocupar o cargo, Navarro precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e por votação secreta no plenário da Casa.
O presidente do TRF 5 estava na segunda posição na lista tríplice elaborada pelo STJ, formada por dois paranaenses: o desembargador paranaense Joel Ilan Paciornik, o mais votado, e Fernando Quadros. A indicação de Navarro contou com apoio maciço dos governadores e de outros políticos do Nordeste, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ministro do Turismo, Henrique Alves.
O nome de Navarro contou também como apoio do presidente do STJ, Francisco Falcão. O fato de ser o único nordestino na lista fez com que os políticos da região se unissem pela indicação.
Segundo aliados de Renan Calheiros, Navarro tinha o apoio do ministro Humberto Martins, alagoano de quem Renan é amigo. Além disso, o senador estaria pleiteando para um aliado a vaga que será aberta no TRF da 5.ª Região. Numa tentativa de negar influência na indicação, Renan disse que compete “privativamente ao presidente da República a indicação de autoridades para compor tribunais superiores”.
Navarro será sabatinado pela CCJ do Senado e precisará ser aprovado no plenário da Casa.
De acordo com ministros do STJ, a expectativa é que Navarro integre a 5ª Turma do Tribunal, responsável por analisar as questões relativas à Operação Lava Jato, e assuma a relatoria dos habeas corpus de investigados no esquema de corrupção na Petrobras.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético