• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota para lamentar a morte de Fernando Lyra. O ex-ministro e ex-deputado morreu na tarde desta quinta-feira (14), aos 74 anos, em São Paulo.

"A democracia brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos defensores, Fernando Lyra. Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no país", afirmou a presidente.

Para Dilma, o ex-ministro era um exímio articulador politico. "Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar a sua mulher, Márcia, suas três filhas, familiares e amigos, neste momento de dor."

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias.

"Pernambuco e o Brasil perderam hoje um grande nome da história deste Estado e deste país. A trajetória política de Fernando Lyra engrandeceu o Brasil. Ele foi um dos líderes da luta contra a ditadura militar, como deputado federal integrante do grupo autêntico do MDB e como um dos coordenadores de campanhas como a das Diretas Já. Como ministro da Justiça, escolhido por Tancredo Neves, esse grande pernambucano serviu ao povo brasileiro com visão de futuro e largueza de espírito."

Em nota, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, que é irmão do ex-ministro, lamentou a morte.

"Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável, sempre ao lado das causas democráticas e humanitárias", afirmou.

O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, também decretou luto na cidade onde Lyra morava. "Doutor Fernando teve uma vida dedicada à democracia. Todos os dias da vida dele ele lutou pela democracia neste País. Teve um papel extremamente importante no combate à ditadura, no processo de redemocratização."O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também falou sobre o ex-ministro.

"O ministro Fernando Lyra teve um importante papel no processo de redemocratização do Brasil. Sua luta no Congresso Nacional ou no Executivo Federal é prova inconteste de que fará falta à política brasileira. A seus familiares e ao povo de Pernambuco, em nome de todos os mineiros, levo a solidariedade de Minas neste momento de dor", afirmou Anastasia.Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o país perde um de seus mais notáveis homens públicos.

"O ex-ministro Fernando Lyra marcou a vida pública brasileira pela firmeza ética e democrática de suas posições. Foi um companheiro leal de meu avô Tancredo Neves, sobretudo na luta pela redemocratização do país."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]