Em discurso inspirado e com frases inovadoras, a presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (23) da cerimônia de abertura dos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorrerão em outubro, em Palmas, no Tocantins.
Confira o vídeo do discurso da presidente Dilma
Da tribuna de honra do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, Dilma saudou de forma especial a mandioca, um dos principais alimentos usados pelos índios, com um tom um tanto quanto descontraído. “Nós estamos comungando a mandioca com o milho. Estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil”, disse.
Durante o evento, ela ganhou de presente uma bola artesanal, feita por povos neozelandeses. “Aqui tem uma bola que eu acho que é um exemplo. É extremamente leve. Eu testei, fiz meia embaixadinha. Acho que a importância da bola é essa. Um símbolo da capacidade que nos distingue. Somos aqueles que têm a capacidade de jogar”, afirmou.
Dilma agradeceu o presente e ainda fez uma relação da criação da bola com o desenvolvimento da humanidade, criando uma nova categoria na evolução humana, a “mulher sapiens”. “Esta bola é o símbolo da nossa evolução porque nós nos transformamos em homo sapiens ou mulheres sapiens”, disse a presidenta ao se referir a bola que, quando se joga de uma pessoa para outra, transmite amor e carinho.
Ainda sobrou tempo para fazer uma brincadeira com o prefeito de Palmas, Carlos Amashta. “É um momento histórico. Mais de 2 mil atletas indígenas vão participar. Eu, de fato, não tenho a menor condição de participar de uma corrida da tora. Mas acho que o prefeito de Palmas tem que participar”.
A cerimônia de terça-feira marca a abertura do congresso técnico dos jogos. É nele que será definido como funcionarão os jogos, marcados para começarem em 1.º de outubro, e todo o andamento daquele que é chamado pelos organizadores de “o maior evento esportivo-cultural do mundo”. O congresso iniciou-se nesta terça-feira e vai até a próxima quinta-feira.
Até o momento, 22 países confirmaram participação no congresso, o que indica uma disposição de enviar representantes para os jogos. Argentina, Canadá, Chile, Colômbia e Costa Rica, além de Equador, Estados Unidos, Guiana Francesa e México são alguns desses países.
Segundo a organização dos jogos, 2.200 indígenas participarão dos jogos. Serão 1.100 etnias nacionais e outras 1.100 de outros países. Os jogos contarão com atividades nativas de integração, jogos tradicionais demonstrativos, além de jogos ocidentais. Também serão promovidas atividades culturais, passeios turísticos e uma feira de artesanato.