Não é de hoje que os políticos aproveitam eventos como o carnaval para testar sua popularidade e fazer corpo-a-corpo com o eleitorado. Neste ano, já com vistas para as eleições de 2010, vários pré-candidatos novamente contaminaram os camarotes e transformaram os blocos em vitrines partidárias, sobretudo no Nordeste. E a principal "estrela" da folia foi a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República.
Dilma estava com agenda cheia já no início da folia. Passou o fim de semana em Pernambuco, onde foi recepcionada pelo governador Eduardo Campos (PSB), e assistou aos desfiles dos blocos em Recife e em Olinda. Sorridente e solícita, tirou fotos, abraçou crianças e usou máscara e chapéu típicos da região. Em entrevista, disse que o resultado da plástica que fez no rosto, no fim do ano passado, "é um sucesso de público e crítica".
No Recife, Dilma acompanhou o desfile do Galo da Madrugada. Em Olinda, acompanhada do governador e do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), observou o carnaval nas ruas da cidade de uma das janelas do prédio histórico da prefeitura. Durante os festejos, uma foliã mais exaltada gritou para as autoridades na janela: "Meu governador, meu prefeito, minha presidente".
Embora não admita que esteja testando a sua popularidade no corpo-a-corpo com os foliões, a ministra não escondeu que está gostando da receptividade popular. "Eu acho bastante gratificante que as pessoas me reconheçam."
O ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) lembrou que Dilma está repetindo a trajetória de Lula antes da eleição de 2002. No carnaval de 2000, Lula também acompanhou o desfile do Galo e depois visitou os blocos de Olinda.
A agenda da ministra para o carnaval ainda não terminou, uma vez que os integrantes do PT aguardam ansiosamente a visita da ministra a Salvador. A promessa é que ela acompanhe in loco o último dia da folia na capital baiana.
Também em Salvador, no campo regional, as atenções estão divididas entre os grupos do governador, o petista Jacques Wagner, e seu virtual oponente no próximo pleito, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do PMDB. O peemedebista, empolgado com a boa recepção que teve no camarote de Daniela Mercury, na noite sábado, voltou a afirmar que será candidato em 2010 mas não especificou para qual cargo.
Na Sapucaí
Já o Rio de Janeiro estava na agenda do presidente Lula ontem à noite, para assistir ao desfile das escolas de samba na Avenida Marquês Sapucaí. Segundo rumores, no camarote presidencial era esperada a presença do governador do Paraná, Roberto Requião. A assessoria do governo do estado não confirmou nem desmentiu a informação.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião