Dados do site Contas Abertas indicam que o governo federal diminuiu os gastos com publicidade em 2011. A previsão do Orçamento da União totalizava R$ 626,4 milhões com propaganda, mas até setembro, R$ 300,5 milhões foram pagos, sendo R$ 81,2 milhões em publicidade institucional e R$ 219,3 milhões na área de utilidade pública. Num comparativo com o mesmo período do ano passado, quando foram gastos cerca de R$ 523,4 milhões, a redução foi de 42,6%.
Entre os campeões de gastos, destaca-se a própria Presidência da República que, dos R$ 210,3 milhões disponíveis, já utilizou R$ 99 milhões. Deste total gasto, R$ 42,8 milhões referem-se a restos a pagar de contratos ainda do governo Lula.
Se não levarmos em conta os compromissos com gestões anteriores, o Fundo Nacional de Saúde, gestor financeiro dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), assume a liderança no ranking, com R$ 66 milhões executados este ano. O valor equivale a 47,8% do montante de R$ 139,3 milhões.
O Ministério do Esporte, no centro de uma grave crise por conta de denúncias de desvio de verbas, gastou R$ 12 milhões dos R$ 44,3 milhões separados para a pasta, isso a apenas três anos para a Copa do Mundo de 2014, megaevento esportivo que será sediado pelo Brasil.
Gastos de quase R$ 1,8 milhão por dia
Ao traçar um paralelo com os nove primeiros meses do ano passado, a queda com gastos em comunicação publicitária foi de 39,7%. De janeiro a setembro de 2011 foram gastos R$ 185,3 milhões, já em 2010 a despesa alcançou a cifra de R$ 307,2 milhões. Vale lembrar que ano passado ocorreram eleições para o executivo e legislativo.
O governo federal é o maior anunciante do país e aplicou R$ 649,1 milhões em anúncios publicitários durante todo o ano passado, um gasto de quase R$ 1,8 milhão por dia. O aumento em ano eleitoral é outra característica constatada. Em 2006, os gastos atingiram R$ 320,9 milhões, quase R$ 122,8 milhões a mais do que em 2007, primeiro ano do segundo mandato do governo passado.
Mídia mais utilizada foi a televisão
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), de janeiro a setembro, a mídia mais utilizada foi a televisão, correspondendo a R$ 52,1 milhões. Já o rádio ficou com a segunda maior fatia, cerca de R$ 8,7 milhões em publicidade.
O restante dos recursos gastos pela PR com publicidade nos cinco primeiros meses do ano são referentes aos diversos tipos de mídias, como Revista, Jornal, Internet, Mídia Exterior e Alternativa, Cinema. A produção gráfica, de Internet, de imagem e de áudio e vídeo, também estão inseridos no gasto total do órgão com este tipo de despesa.