• Carregando...

Rio e Umuarama (Folhapress) – A proporção de nascimentos em mães menores de 20 anos caiu de 20,8% em 2003 para 20,6% em 2004, revela a pesquisa divulgada ontem pelo IBGE. Este é o menor porcentual desde 1997, quando a proporção havia sido de 20,4%.

A análise da série histórica da pesquisa mostra que a proporção de nascimentos em mães adolescentes subiu de 18,1% em 1994 para 20,6% em 2004. Segundo o IBGE, desde 2001 há uma estabilização da proporção de registros de nascidos cujas mães são adolescentes num patamar em torno de 20%.

A paranaense Marta de Paula Ribeiro faz parte desses 20,6%. Aos 18 anos e com três filhos, ela diz que, se pudesse voltar ao começo da adolescência, seguiria outro caminho. "Primeiro eu ia estudar, comprar uma casa e construir um futuro para depois pensar em filhos", revela. Marta pretendia se submeter a laqueadura, porém, com 18 anos, não obtém autorização para o procedimento.

Ao atingir a maioridade em 2005, Marta, que é moradora em Umuarama, deu à luz o terceiro filho. Agora, ela tem Mariana, de quatro anos, Vitor, de dois, e Maria Gabriela, a recém-nascida. São três crianças saudáveis, mas ela conta que na primeira gravidez, aos 14 anos, sofreu muito com o útero infantil. "Foi uma gestação de risco, e a primeira criança teve de ficar semanas na incubadora", conta. Isso, depois de esconder a gravidez dos pais e do namorado por três meses.

Hoje, Marta mora com a mãe e o pai da terceira criança, com quem pretende se casar nos próximos anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]