A Associação dos Municípios do Paraná reúne hoje, às 9 horas, a diretoria e os presidentes das microrregionais para discutir o pagamento do 13.º salário dos funcionários públicos municipais. Segundo o presidente da AMP, Luís Sorvos, as prefeituras estão com dificuldades financeiras e não há previsão de data de liberação do dinheiro. Na reunião também será discutido o Supersimples, instituído pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e que pode gerar dinheiro extra para as prefeituras.

CARREGANDO :)

Agonia– O secretariado está em compasso de espera pela volta do governador Roberto Requião da França, no dia 8. Temem passar o Natal sem saber se ficam no governo ou se serão substituídos. Os servidores públicos estaduais também estão impacientes, mas por outro motivo. Querem saber quando vão receber o décimo terceiro salário. A pendência só deve ser resolvida quando Requião retornar.

Tecnologia – A oposição não entende porque o anúncio da data de pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo público depende da presença do governador em Curitiba. "Até parece que não estamos no mundo globalizado. É só ele pegar no telefone e autorizar o pagamento", ensina o líder do PDT na Assembléia, Luiz Carlos Martins.

Publicidade

Consenso – Os deputados federais do PT eleitos para 2007 reúnem-se em Brasília amanhã para buscar um consenso em torno da candidatura de Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara. O deputado Ângelo Vanhoni acredita que os petistas estejam convencidos em torno do nome de Chinaglia e que a grande missão será buscar uma unidade com os partidos da base do governo junto com Aldo Rebelo (PC do B) e Gedel Vieira (PMDB) para que estes desistam de disputar a presidência.

Engenharia – Uma articulação trabalhosa pode trazer o deputado estadual Miltinho Pupio (PSDB) de volta à Assembléia no próximo mandato. Ligado ao presidente da Assembléia Hermas Brandão (PSDB), ele não foi reeleito e ficou como segundo suplente. Para conseguir uma cadeira, o governador teria que convidar um tucano para o secretariado. A segunda etapa seria convencer o primeiro suplente, Rui Hara, a desistir de assumir como deputado, já que teria que abrir mão do mandato de vereador em Curitiba.

Surpresa – O Tribunal de Justiça optou no pleito que elegerá a cúpula do colegiado no próximo dia 15 pela votação eletrônica. O fato causou estranheza em alguns desembargadores que não teriam sido consultados e não existiria previsão no Regimento Interno.

Pressa – O suplente de vereador Elias Vidal (PDT) está eufórico para segurar rapidamente sua vaga na Câmara Municial. Vai entrar no lugar de Fábio Camargo (PFL), que assume em fevereiro como deputado estadual. Com a entrada de Vidal, que foi vereador no mandato passado, a bancada do PDT sobe para cinco vereadores, uma das maiores da casa.

Fim – No ritmo de final de mandato, os deputados querem limpar a pauta o quanto antes. Nesta semana também deve ser votada a mensagem do governo que estabelece as regras do IPVA para 2007 e o substitutivo geral ao Orçamento do próximo ano. A comissão de Orçamento se reúne na quarta-feira para discutir as mudanças no texto do governo. Das 5 mil emendas, 2 mil foram acatadas.

Publicidade

Pinga-fogo

A briga pela inclusão de emendas no Orçamento da União de 2007 está movimentando deputados e prefeitos ••• O prefeito de Almirante Tamandaré, Wilson Goinski (PMDB), foi a Brasília reforçar o pedido ao deputado federal Max Rosemman (PMDB) para emendas destinando recursos para infra-estrutura no município ••• Na Assembléia Legislativa e nas Câmaras Municipais a principal discussão também é o Orçamento ••• O vereador de Curitiba, André Passos (PT), disse que vai definir para onde vai destinar parte de suas emendas depois de conversar hoje com os membros do conselho municipal de Saúde ••• Os deputados estaduais votam hoje, em segunda discussão, a mensagem do Executivo que extingue na Polícia Militar o Quadro de Oficiais de Administração (QOA) e cria o Quadro Especial de Oficiais da Polícia Militar (QEOPM) ••• Como serão criadas sete novas vagas no efetivo, a mudança terá um impacto financeiro mensal de R$ 27.3 mil.

**********

"Estou certo de que o Nereu (Moura) será o candidato escolhido pelo bom trabalho como primeiro-secretário e pela combatividade e lealdade ao governador."Mauro Moraes, deputado estadual do PMDB, um dos poucos a declarar publicamente o voto na eleição para presidência da Assembléia, em fevereiro.

política@gazetadopovo.com.br

Publicidade