A diplomação do prefeito eleito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), do vice-prefeito, Luciano Ducci (PSB), e dos 38 candidatos da capital paranaense que venceram as eleições para vereador em outubro, além dos suplentes, acontecerá nesta quinta-feira (18). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a cerimônia está prevista para começar às 16 horas e será realizada no Teatro Positivo, localizado na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, no bairro Campo Comprido.
A diplomação dos candidatos é aberta ao público e ocorre perante o juiz eleitoral. Segundo o artigo 215 do Código Eleitoral, na ocasião, os candidatos eleitos no pleito municipal, assim como seus suplentes, recebem diploma assinado pelo presidente da Junta Eleitoral da respectiva circunscrição.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são informações obrigatórias do diploma o nome do candidato, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual se elegeu ou a classificação que obteve como suplente. Documento oficial que atesta a eleição do candidato, o diploma pode conter ainda outros dados a critério do juiz.
A diplomação em Curitiba acontece na data final fixada pelo TSE no calendário eleitoral. Os diplomados tomam posse no dia 1º de janeiro de 2009.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas