O deputado José Dirceu (PT-SP), em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, disse que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) lhe fez muitas acusações, mas que é ele, na verdade, quem prevaricou (faltou ao dever do cargo por interesse pessoal ou má fé). Segundo Dirceu, Jefferson não levou adiante denúncias sobre o mensalão quando tomou conhecimento do fato. O ex-chefe da Casa Civil afirmou que escuta com serenidade os ataques do petebista e os repudia. Jefferson acusa Dirceu de ser o chefe do esquema de pagamento de propina a deputados da base aliada.

CARREGANDO :)

- O deputado Roberto Jefferson teve todas as oportunidades de denunciar o mensalão. Ele teve quando o deputado Miro Teixeira (PT-RJ) o convidou (a denunciar o suposto esquema), quando a Corregedoria da Câmara abriu um procedimento, poderia ter ido ao Plenário. Mas ele quer transferir a prevaricação dele para nós, para mim. Não transfira para mim e prara outros aquilo que era responsabilidade dele e não minha - afirmou Dirceu.

O ex-ministro argumentou que o governo agiu certo e mandou apurar nos órgãos públicos as denúncias de corrupção que foram feitas, tendo acionado a Polícia Federal e o Ministério Público.

Publicidade

- Não sou investigado, ao contrário de Roberto Jefferson, que é reu confesso - disse, referindo-se ao fato de o deputado do PTB ter admitido publicamente que recebeu doação de campanha para o partido sem declarar à Justiça eleitoral.