Com os direitos políticos suspensos até 2016 por causa da cassação de seu mandato de deputado federal por São Paulo, em 2005, o ex-ministro José Dirceu não descarta a hipótese de voltar a disputar um cargo público. Dirceu espera ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano ou no início do ano que vem pela acusação de envolvimento no esquema do mensalão e afirmou que, caso tenha decisão favorável, pedirá ao Congresso anistia para a perda do direito de disputar eleições.
Se mantido o atual calendário eleitoral, 2016 será ano de eleições municipais. Mas uma suposta absolvição pelo STF até o início do ano que vem já possibilitaria que ele lute pela anistia para participar do pleito de 2014, quando serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.
Nesta setxa-feira (12), o ex-ministro participou de encontro com correligionários e aliados em Contagem (MG) justamente para discutir estratégias eleitorais para as eleições municipais de 2012. Perguntado durante o evento se pretende voltar a disputar uma eleição, Dirceu respondeu inicialmente que não. Depois, porém, Dirceu preferiu ser um pouco mais evasivo. "Primeiro quero ser julgado pelo Supremo. Depois que o Supremo me julgar, eu vou ver o que fazer. Espero que seja esse ano ainda", declarou.
Racha do PT no Rio pode contaminar sigla nacional e escalar crise no governo Lula
Supremo dos EUA rejeita bloqueio de Trump a US$ 2 bilhões em ajuda externa
Governo Trump diz que restabelecerá ajuda à Ucrânia se negociações de paz avançarem
Quem são os ministros que devem julgar Bolsonaro no STF; ouça o podcast
Deixe sua opinião