Brasília (AG) O advogado Itapuã Messias, responsável pela defesa do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), disse ontem que só deve entrar com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado José Dirceu (PT-SP), o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), o líder do PL, Sandro Mabel (GO), e o deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) na primeira ou na segunda semana de agosto. Segundo o advogado, a representação não deve ser apresentada esta semana por causa do recesso e também devido ao volume de trabalho que a ação vai exigir. "Vamos entrar no começo de agosto, vai depender do volume de trabalho", afirmou.
A defesa de Jefferson ainda está estudando se apresenta a representação em nome do PTB ou do deputado. Se a representação for apresentada pelo partido, ela vai direto para o Conselho, acelerando a abertura do processo.
Antes disso, está previsto um depoimento de Dirceu no Conselho de Ética, na condição de testemunha.
A assessoria do deputado informou ontem que ele vai comparecer ao depoimento, marcado para o dia 2 de agosto. A assessoria, entretanto, admitiu que caso Jefferson cumpra a ameaça de entrar com representação pedindo a cassação do mandato de Dirceu, haverá um fato novo a ser analisado pelos advogados do ex-ministro da Casa Civil.
A idéia, segundo a assessoria, é analisar qual a melhor estratégica jurídica a ser adotada. Isso porque Dirceu teria de ir novamente ao Conselho de Ética, como réu, se uma nova representação for aberta contra ele. No momento, no entanto, o deputado trabalha com a hipótese de manutenção do depoimento e está preparando os documentos de sua defesa.
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), disse ontem que está mantido o depoimento de Dirceu no dia 2 de agosto. Izar observou, no entanto, que a idéia do Conselho é que Dirceu não precise ir depor duas vezes.
Ou seja, se Roberto Jefferson entrar com representação contra Dirceu no Conselho, pode ser que o depoimento fique para outro momento.
"A idéia não é levá-lo mais de uma vez. Não queremos criar problemas, queremos ouvi-lo", afirmou Izar.
José Dirceu disse a amigos, em conversas reservadas, que os desdobramentos da crise serão definidos nesta semana. Para o bem ou para o mal.
Ele está preocupado com o depoimento da empresária Renilda Santiago Fernandes, mulher de Marcos Valério, marcado para hoje na CPI dos Correios. O deputado também lamenta o isolamento político e não tem falado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem se distanciou desde que saiu do governo.
Deixe sua opinião