O deputado José Dirceu (PT-SP), em seu depoimento desta terça-feira no Conselho de Ética da Câmara, disse nunca ter tido qualquer relação com a Portugal Telecom, nem administrativa, nem funcional.

CARREGANDO :)

- É mais uma denúncia que ele traz, de tempos em tempos, e procura me envolver - disse, referindo-se às acusações feitas pelo deputado Roberto Jeferson (PTB-RJ) de que Dirceu teria autorizado um emissário do PT e do PTB a irem a Portugal tratar com a diretoria da empresa uma captação de recursos para o PTB.

- É mais uma metira - garantiu Dirceu.

Publicidade

O ex-ministro da Casa Civil reiterou que não aceitaria e não permitiria a compra de parlamentares e que não tratou com Marcos Valério qualquer tipo de negociação.

- Nunca tratei com o Marcos Valério nenhum assunto da Câmara, e nem sobre empréstimos para o PT - afirmou - Nunca lhe dei o direito nem a ele nem ao senhor, de tratar de assuntos dessa natureza.

Dirceu arrancou risos e vaias da platéia de parlamentares, ao tentar criticar a atitude de Jefferson.

- O senhor me acusa de ser arrogante mas o senhor exerce aqui uma satisfação e uma arrogância... Eu nunca fui arrogante, quando fui ministro - disse, sendo imediatamente seguido por manifestações de desaprovação.

Reagindo à atitude dos parlamentares, Dirceu dirigiu-se diretamente à deputada Zulaiê Cobra, afirmando que ela não o tratava assim, quando eram colegas de faculdade.

Publicidade

Em sua réplica, Dirceu fez questão de afirmar que não está sendo indiciado, e sequer citado em investigações, ao passo que o deputado Roberto Jefferson é acusado de corrupção, listando os vários órgãos que figuram nos noticiários como focos de corrupção.

- Ele quer fazer crer que há uma conspiração montada. O senhor aparece nos Correios, em Furnas, eu quero que o senhor diga onde eu apareço, que o país faça o julgamento.

Ao fim de sua réplica, Dirceu pediu ao presidente da CPI que a denúncia envolvendoa a Portugal Telecom fosse investigada. O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB/SP), disse que vai solicitar que o deputado Roberto Jefferson informe por escrito o nome dos supostos emissários do PT e do PTB citados nas denúncias que fez, envolvendo Dirceu e a Portugal Telecom.O deputado Chico Alencar (PT/RJ) solicitou urgência na resposta.