A cela do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é maior do que a dos demais detentos, tem chuveiro quente, micro-ondas e televisão, afirmaram ontem deputados da oposição que visitaram o presídio.
Eles integraram comitiva da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que esteve no local. A visita foi organizada a partir de um requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG).
Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a direção do Centro de Internamento e Reeducação afirmou que Dirceu e os demais condenados no mensalão (dos quais atualmente só resta o ex-ministro) foram alocados em um local onde funcionava uma cantina, que foi desalojada para recebê-los, e em uma cela maior que a dos demais detentos.
A cela de Dirceu tem 23 m2, enquanto as outras possuem 15 m2. "Ele está sozinho na dele", relatou Jordy. O deputado diz ainda que abriu o chuveiro da cela do petista e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Quando os parlamentares chegaram à cela, segundo os relatos, Dirceu assistia ao jogo entre Real Madrid e Bayern de Munique. Vestia short e camisa. Contou sobre a rotina na Papuda, dedicada à leitura e ao trabalho na biblioteca, e se queixou de não ter recebido autorização para trabalhar.
O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; acompanhe o Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná