A cela do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no Complexo Penitenciário da Papuda é maior do que a dos demais detentos, tem chuveiro quente, microondas e televisão, afirmaram nesta terça-feira (29) deputados da oposição que visitaram o presídio.
A visita foi realizada durante a tarde por integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Foi organizada a partir de um requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que atendeu a pedido dos filhos de Dirceu, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e Joana Saragoça. Eles fizeram um apelo para que a comissão verifique se há regalias ou se o regime a que Dirceu foi condenado no processo do mensalão está sendo descumprido.
Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a direção do CIR (Centro de Internamento e Reeducação) afirmou que Dirceu e os demais condenados no mensalão (dos quais atualmente só resta o ex-ministro) foram alocadas em um local onde funcionava uma cantina, que foi desalojada para recebê-los, e em uma cela maior que a dos demais detentos: a de Dirceu tem 23 m2, enquanto as outras possuem 15 m2. "Eu pedi a informação ao diretor. A cela do Dirceu tem 23 m2, as outras celas têm em média 15 m2. Ele está sozinho na dele", relatou Jordy. Ele afirma também que abriu o chuveiro da cela de Dirceu e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Quando chegaram à cela do ex-ministro, segundo os relatos, Dirceu assistia ao jogo de futebol entre o Real Madrid e o Bayern de Munique. Vestia short e camisa brancos. Contou sobre a rotina na Papuda, dedicada à leitura e a trabalho na biblioteca, e se queixou de não ter recebido autorização para trabalhar.
Os deputados foram acompanhados do diretor do CIR, Márcory Mohn, e do subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, João Feitosa.Também presentes à visita, os deputados Miranda, Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) afirmaram não considerar haver regalias e disseram que outras celas têm TV de plasma, microondas e fogareiro. "A cela dele tem até infiltrações", disse Erundina. "Não há nada de diferente para ele na comida, nas visitas ou no uso do celular, que, nesse caso, é proibido", disse Nilmário Miranda. "Não há possibilidade de ele usar celular, já que ele conversa com advogados e visitantes no parlatório. Não tem contato físico."
A Secretaria de Segurança do Distrito Federal negou, por meio da assessoria, as regalias. Segundo o governo, a cela de Dirceu é padrão, todo preso com bom comportamento tem direito a TV e não há sistema de aquecimento de água na Papuda.O advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima, também negou a existência de regalias. "Em todas as oportunidades que visitei meu cliente jamais identifiquei tratamento privilegiado. As afirmações da oposição são políticas. O meu debate é jurídico, não político."
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT