• Carregando...
 | Jonathan Campos/GP
| Foto: Jonathan Campos/GP

O vereador de Curitiba Emerson Prado (PSDB) foi indiciado por embriaguez ao volante pelo Ministério Público do Paraná. Ele se envolveu em um acidente de trânsito, em agosto, na capital. A denúncia criminal foi apresentada pela promotora Marilu Schneider Paraná de Souza, com base em investigação policial. Na época, Prado se recusou a fazer o teste do bafômetro no local do acidente com o argumento de que não estava embriagado e que o cheiro etílico era do álcool gel que havia passado nas mãos para se prevenir contra a gripe suína. O MP não acreditou na versão e o indiciou com base no artigo 306 do Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe a embriaguez ao volante. A pena varia de seis meses a três anos de prisão, multa e suspensão da carteira de motorista. Mas, como o vereador tem bons antecedentes, há chances de não sofrer as punições.

Em alta

Hugo Chávez

O presidente da Venezuela conseguiu sinal verde dos parlamentares brasileiros para a entrada do seu país no Mercosul. A aceitação da Venezuela no bloco econômico foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores do Senado, com apenas cinco votos contrários, nesta semana. Mas, para ser membro pleno do Mercosul, a Venezuela ainda depende da aprovação do Congresso do Paraguai.

Em baixa

Roberto Requião

Numa mesma semana conseguiu ofender os homossexuais ao relacionar câncer de mama em homens com "paradas gay" e comprar briga com o PT ao colocar em dúvida a opção sexual do deputado estadual José Lemos (PT), que vem criticando o governo na Assembleia.

Participação

A Câmara Municipal de Curitiba realiza audiência pública na terça-feira para receber sugestões à Lei Orçamentária Anual de 2010 e ao Plano Plurianual de 2010 a 2013. O encontro, que começa às 9h30, será aberto ao público. A partir do dia 4 de novembro será aberto o prazo para emendas dos vereadores. O orçamento para 2010 de Curitiba é de R$ 4,056 bilhões e prioriza a área de urbanismo, com 28,96% dos gastos; saúde, com 20,31%; e educação, 16,37%.

Interior

Depois das polêmicas declarações sobre os gays e de ser criticado pela imprensa nacional, o governador Roberto Requião (PMDB) decidiu colocar o pé na estrada. Ontem foi para o Norte Pioneiro, onde inaugurou a biblioteca Municipal de Guapirama e o Centro de Saúde da Mulher e da Criança na cidade de Sapopema. O feriadão chega em boa hora para Requião tentar sair da linha de tiro.

Campanha

O senador Osmar Dias (PDT) também aproveitou a sexta-feira para correr o interior. Ele participou de reuniões na Região Sudoeste. Em Francisco Beltrão, se reuniu com 42 prefeitos e presidentes de associações regionais de Saúde. Em Pato Branco, abonou filiações. Segundo nota distribuída pelo PDT, Osmar é "pré-candidatíssimo" ao governo e "de qualquer forma entrará na disputa". O "freio" é só nas conversas sobre alianças.

Representantes

A oposição indicou os parlamentares que vão integrar CPI do MST no Congresso. Três paranaenses estão na lista. No Senado, os tucanos indicaram o senador Alvaro Dias (foto) como titular. Na Câmara, Alfredo Kaefer será suplente. E o PPS apresentou como suplente o deputado César Silvestre. A oposição terá direito a 13 das 36 vagas de titulares na comissão.

Número

30 países serão visitados pelo presidente Lula até o fim deste ano, se toda a programação para 2009 for cumprida. Até o fim de dezembro, o presidente terá ficado 81 dias fora do Brasil. Em 2008, Lula passou 70 dias em viagem pelo exterior. Na semana que vem, Lula vai a Londres, onde permanecerá três dias.

Pinga-fogo

"Os dois podiam ser um pouquinho mais humildes."

Do deputado estadual Elton Welter (PT), ao comentar o posicionamento divergente do senador Osmar Dias (PDT) e do governador Roberto Requião (PMDB) em relação à sucessão estadual no ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]