• Carregando...

Eduardo Requião não saiu de mãos vazias da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Depois de ser demitido do cargo de superintendente da APPA – por ser irmão do governador – ele pode receber os mesmos direitos trabalhista que qualquer funcionário da administração privada ganha quando perde o emprego sem justa causa. Isso incluiu o proporcional de férias e 13.º salário, multa de 40% sob o valor do Fundo de Garantia e aviso prévio.

A APPA não revela o valor dos benefícios recebidos pelo ex-superintendente, mas há rumores de que o irmão do governador Roberto Requião teria ganho algo em torno de R$ 200 mil. Segundo a assessoria de imprensa dos Portos, Eduardo teve direito a receber esses valores porque os funcionários da autarquia, incluindo os que ocupam cargo em comissão, estariam submetidos a CLT, típica do setor privado e que pode ser aplicado no casos de estatais e empresas de economia mista. Mesmo sendo uma autarquia, por explorar uma atividade econômica a APPA poderia ser classificada como uma espécie de empresa pública e por isso adotar o regime celetista. Eduardo Requião teve de deixar o posto por causa da súmula do STF que proíbe a nomeação de parentes para cargos que não sejam considerados políticos – secretários ou ministros.

Sem previsão

A Casa Civil do governo do Paraná ainda não confirmou a nomeação do secretário especial de Imprensa, Benedito Pires, como secretário de Comunicação do estado. A nomeação de Eduardo Requião para o escritório de representação do estado em Brasília também continua suspensa.

Herzog

Mesmo sem defender a retomada das investigações a respeito da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 25 de outubro de 1975, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou ontem que o caso ainda pode ser revisto. O processo foi arquivado terça-feira. A juíza federal Paula Mantovani Avelino concordou com o argumento de que o crime já prescreveu e afastou a possibilidade de enquadrá-lo como crime contra a humanidade.

Sem acordo 1

A composição do Parlamento do Mercosul (Parlasul) voltará a ser discutida no dia 9 de fevereiro, em reunião da Mesa Diretora da Casa. Há dois anos, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai tentam chegar a um acordo sobre a composição. Hoje, cada país tem 18 representantes. A Venezuela, que está em fase de adesão, tem 9.

Sem acordo 2

O presidente do Parlasul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), afirmou que se não houver esse acordo, a eleição direta para os representantes do Parlamento em 2010 está ameaçada. "Como não tomamos essa definição ainda, eu temo que não dê tempo de, na eleição de 2010, elegermos diretamente todos os parlamentares."

Acidente 1

O deputado estadual Elton Welter (PT) sofreu um acidente de carro ontem por volta de 16 h quando viajava de Toledo para Curitiba, pela BR-277. Com a chuva, o veículo derrapou e bateu no barranco. Outras três pessoas estavam no carro, mas ninguém ficou ferido. O parlamentar foi encaminhado de ambulância para um hospital em Campo Largo, onde passou por exames.

Acidente 2

De acordo com um assessor do petista, Welter sofreu alguns cortes na cabeça e escoriações por causa do impacto, mas passa bem. Ele deve receber alta hoje. Ontem, no fim da tarde, o parlamentar recebeu a visita do governador Roberto Requião e do prefeito de Campo Largo, Edson Darlei Basso (PMDB).

De olho em 2010

O presidente Lula vai dar início às articulações com os partidos da base aliada para sua sucessão em 2010. Ele pediu a lideranças do bloquinho de esquerda – formado pelo PSB, PDT, PCdoB, PMN – que preparem um encontro até o final do mês para discutir as pretensões do grupo para a troca de comando no Palácio do Planalto.

Pinga-fogo

"O olhar crítico sobre o aumento da tarifa em Curitiba precisa ser técnico e não político."

Do vereador e presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba, Denilson Pires da Silva (DEM). O aumento, segundo o parlamentar e representante dos trabalhadores do transporte público, "precisava ser feito para manter a qualidade". A posição de Denilson é defendida pelos donos das empresas e a prefeitura de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]