O nome dos três servidores que assumirão interinamente cargos de direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram divulgados nesta quinta-feira (22). A permissão, de nomear substitutos temporários, foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (21), pois sem um número mínimo de diretores, a agência não pode deliberar sobre assuntos que dependam de aprovação colegiada.
Os novos diretores foram nomeados pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos. Os diretores definitivos deverão ser indicados pela Presidência da República e referendados pelo Senado Federal.
Ana Patrizia Gonçalves Lira é uma das nomeadas para ocupar vaga de direção na agência, onde trabalha desde 2002. Atualmente ela é gerente executiva, e membro da Comissão de Ética da ANTT. O segundo escolhido é Carlos Fernando do Nascimento, na ANTT desde 2006. Atualmente é superintendente substituto de Marcos Regulatórios. Por fim, foi nomeada Natalia Marcassa de Souza, servidora da agência desde 2006, atual Gerente de Regulação e Outorga da Exploração de Rodovias.
Medida semelhante, de nomear diretores interinos, foi adotada no ano passado, em função da crise aberta com a saída de vários diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), após denúncia de fraudes em licitações envolvendo o órgão ligado ao Ministério dos Transportes.
A falta de diretores na Agência foi causada pela reprovação da indicação da recondução de Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da ANTT, episódio que ocorreu em meio a uma crise entre os senadores da base aliada e o Palácio do Planalto. Em mensagem publicada na quarta-feira, o governo retirou o pedido de recondução de Mário Rodrigues Júnior para o cargo de diretor da agência reguladora.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião