O vereador Mário Celso diz que não é contra a entrada da Sanepar no consórcio intermunicipal do lixo que vai administrar os resíduos sólidos de Curitiba e de 14 municípios vizinhos. Para o vereador, a Sanepar poderá contribuir inclusive com recursos financeiros para resolver o problema do lixo metropolitana. Mas ele afirma não concordar que a estatal de água possa vir a ser gestora do sistema.

CARREGANDO :)

Bem resolvida – "Em Curitiba, esta questão (do lixo) vem sendo bem resolvida pelo prefeito Beto Richa e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tanto que o edital (para a escolha da empresa que vai operar o sistema) será lançado no próximo dia 28, com a participação da capital e mais 14 municípios", disse Mário Celso. Os comentários do vereador foram dados após a Assembléia ter autorizado o governo do estado, por meio da Sanepar, a ingressar no ramo do lixo.

Abandonado – O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, denunciou que 22 prefeitos paranaenses eleitos em 2004 deixaram a legenda. Segundo ele, por "cooptação do governo do estado, que fez muitas promessas" aos administradores públicos. Em 2004, o PPS elegeu 37 prefeitos e atualmente só tem 15 em seus quadros.

Publicidade

Cobrança – Nesta semana o procurador regional eleitoral, Néviton de Oliveira Batista Guedes, solicitou o envio dos nomes dos detentores de mandato eletivo de vereadores e deputados estaduais que se desfiliaram depois de 27 de março e a relação de prefeitos que trocaram de partido depois de 16 de outubro. Todos os 22 prefeitos que abandonaram o PPS o fizeram antes dessa data, o que impede que o partido solicite o mandato de volta. Néviton Guedes está reunindo dados para pedir que a Justiça Eleitoral decrete a perda de cargo eletivo dos mandatários que se desfiliaram sem justa causa dos partidos pelos quais foram eleitos.

Vaia – O padre Joaquim Parron, reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, contestou a informação publicada ontem de que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi vaiado na missa campal realizada na quinta-feira na Festa da Padroeira, junto com sua esposa, Gleisi Hoffmann. "Na verdade, não houve vaia alguma. Ao contrário, tanto a coordenação do evento, bem como os devotos, ficaram profundamente agradecidos pela presença de tão honrosa autoridade, representando o presidente Lula", disse o padre. A Gazeta do Povo, que esteve na missa campal, porém, esclarece que presenciou a vaia ao ministro, de parte dos devotos que estavam no local.

Versão – O vereador de Paranaguá Nélio Valente Costa (PT) divulgou ontem, por meio da assessoria de imprensa, sua versão a respeito da briga com o prefeito José Baka Filho (PDT), relatada ontem nesta coluna. "Sou um vereador de oposição, que cobra transparência com o dinheiro público. Como o prefeito não tem nada para me atingir no campo político, faz uso de falsas acusações e de violência", disse Costa. O prefeito havia acusado o vereador, que é funcionário de um hospital municipal, de não cumprir expediente.

Lei seca – Preocupados com a possibilidade de os vereadores londrinenses aprovarem a obrigação os bares da cidade a fechar a partir das 23 horas, o Fórum Permanente de Cultura de Londrina promove na terça-feira, a partir das 17 horas, um ato público contra a aprovação da lei seca na cidade.

Demagógico – O movimento considera a lei seca o "remédio errado em nome de uma ação politicamente demagógica e moralmente hipócrita" – no caso, a redução do consumo de álcool e a redução da violência urbana. O grupo informa que pesquisas realizadas em Diadema pelo Instituto Fernand Braudel demonstram que a redução da criminalidade é fruto de um rol de ações políticas de segurança, sociais e econômicas e não do fechamento de bares.

Publicidade

* * * * *

"É algo inaceitável no momento, considerando as deficiências técnicas (da Sanepar) para executar o trabalho."

Mário Celso Cunha (PSB), líder do prefeito Beto Richa na Câmara de Curitiba, comentando a possibilidade de a Sanepar se tornar gestora do sistema de coleta e tratamento de lixo da capital e região metropolitana.

* * * * *

Pinga-Fogo

Publicidade

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados vai realizar no próximo dia 4, às 14h30, uma audiência para discutir a terceirização no fornecimento da merenda escolar. A reunião foi solicitada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB-PR).

••• Canziani diz que que anda preocupado com os contratos firmados por muitas prefeituras para o fornecimento privado das merendas nas escolas públicas.

••• Em tempo: a prefeitura de Londrina, região de Canziani, é uma das que enfrenta denúncias sobre a terceirização do serviço.

••• O TSE manteve a cassação do ex-prefeito Militino Malacoski e do ex-vice Orlando Carlos de Carvalho (ambos do DEM), de Juranda. Os dois haviam ingressado com um recurso no TSE contra a decisão da Justiça Eleitoral do Paraná que cassou o mandato deles e os tornou inelegíveis devido a irregularidades.