O procurador regional eleitoral do Paraná, Néviton de Oliveira Batista Guedes, foi um dos mais aplaudidos ontem durante encontro nacional dos presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), em Curitiba. Ele criticou de forma acalorada as brechas na nova legislação que podem facilitar o caixa 2 de campanha e dificultar a fiscalização da prestação de contas dos candidatos por parte da justiça eleitoral. Néviton foi o autor do parecer que viu indícios de caixa 2 na campanha à reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB), mas o inocentou de um suposto envolvimento na operação durante a eleição municipal de 2008.
Em alta
Beto Richa
O MP inocentou Richa de envolvimento no caso de caixa 2 no Comitê Lealdade, montado por ex-integrantes do PRTB, para apoiar a reeleição do prefeito tucano.
Vale-cultura
A Câmara dos Deputados aprovou o vale-cultura no valor de R$ 50 para os trabalhadores. O dinheiro poderá ser gasto na compra de ingressos de cinema, teatro, shows ou de livros , CDs e outros bens culturais. O vale funcionará no sistema de renúncia fiscal.
Em baixa
Flávio Arns (PSDB-PR)
O senador foi afastado da presidência da Comissão de Educação do Senado. O PT, partido anterior do senador, requisitou o cargo duas semanas após Arns se filiar ao PSDB. Os petistas argumentam que o senador perdeu direito ao cargo porque a presidência da comissão cabe a um petista.
Oposição na Assembleia
Perdeu a oportunidade de aprovar um requerimento para convocar o secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, a dar explicações sobre a segurança pública no estado. Preferiu fechar um acordo e fazer apenas um convite, que Delazari poderá escolher se aceita, ou não.
Acelera tucano
A cúpula do DEM vem pressionando os tucanos a acelerar a escolha do candidato que vai disputar a Presidência da República em 2010. Os democratas avaliam que a demora do PSDB em definir o candidato enfraquece a oposição na disputa eleitoral de 2010. Enquanto os tucanos não se definem entre o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ou o governador de São Paulo, José Serra, a pré-candidata do PT, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), conquista apoio de partidos governistas e ganha visibilidade.
Senado
O desfile do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) trajando uma sunga vermelha colocada sobre a calça pelos corredores do Senado pode complicar a vida do parlamentar.
O corregedor-geral do Senado, senador Romeu Tuma (PTB-SP), informou que abrirá uma investigação por quebra de decoro parlamentar contra o Suplicy na terça-feira. O senador petista vestiu a sunga a pedido da apresentadora Sabrina Sato do programa Pânico na TV. A fantasia improvisada foi uma referência ao personagem Super-Homem. Caso a conclusão da Corregedoria-Geral for de que houve infração por parte de Suplicy, uma representação será encaminhada ao Conselho de Ética, que irá decidir sobre a abertura do processo e a possível cassação do senador.
Pinga-fogo
"Será possível que o presidente Lula não tem ninguém que lhe aconselhe a evitar pronunciamento após almoço demorado? O que o presidente está fazendo é um absurdo. Atacar o TCU por que fiscaliza. O TCU está fazendo um bem ao presidente da República e um bem ao país em fiscalizar."
Heráclito Fortes, deputado federal (DEM-PI).
Deixe sua opinião