• Carregando...

"O projeto do PMDB do Paraná tem de ser o do novo Brasil e não o da disputa fisiológica por cargos no governo."

João Arruda, membro do diretório do PMDB e candidato à presidência do partido, durante campanha pelo interior do estado.

Discussão – Vinte dias antes da escolha do novo presidente do PMDB, a executiva do partido reúne-se hoje em Curitiba para discutir o processo eleitoral. O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano Renato Adur defende que seja definido um nome de consenso para a presidência. No entanto, as divergências internas transparecem na própria postura dos presidenciáveis. Enquanto Adur defende que o comandante do PMDB terá a missão de definir o próximo prefeito de Curitiba, João Arruda diz que o foco tem de ser mais amplo. Ele quer que o diretório estadual trabalhe principalmente pelo projeto de um novo Brasil.

Palestra – O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-candidato à Presidência da República nas eleições deste ano, participa hoje, às 16h30, do lançamento do curso de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Para a data, Buarque preparou a palestra: "Educação é a chave para uma sociedade melhor".

Atraso – Cristovam Buarque teve de adiar a palestra que faria em Cuiabá no sábado. O senador não conseguiu chegar à capital do Mato Grosso a tempo por causa de problemas em seu vôo. Ele falaria a professores do ensino fundamental. Sua expectativa é de que o tráfego aéreo de Brasília a Curitiba esteja normal nesta segunda-feira. Do contrário, terá de marcar nova data para falar de sua "revolução na educação" por aqui também.

Instrução – O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC) realiza amanhã, das 9 às 17 horas, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o "Encontro de Gestores Públicos Municipais". O seminário visa orientar prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras sobre as alterações ocorridas na atuação do TCE a partir da entrada em vigor da Lei Complementar 113/05, a Lei Orgânica do Tribunal, e do novo Regimento Interno, em janeiro deste ano.

Maturidade – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a aliança entre o PT e o PMDB do Paraná durante reunião do diretório nacional petista, em São Paulo (SP), no sábado. Os rumos nacionais do PMDB serão discutidos em Curitiba na quinta-feira, numa reunião que marcada para as 19 horas, na sede local do partido.

Comoção – O governador em exercício Orlando Pessuti disse ter se "comovido" ao assistir ontem a uma apresentação musical durante o almoço de Natal do Pequeno Cotolengo. Em sua avaliação, os cuidados que a instituição dispensa a crianças e adultos com necessidades especiais são um exemplo para o mundo. Ao lado de sua esposa, Regina, Pessuti assistiu à missa campal celebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti e à apresentação do coro italiano Lago Rosso. O Almoço de Natal reuniu cerca de 1,2 mil pessoas.

Florianópolis – O secretário estadual da Agricultura, Newton Pohl Ribas, deve participar amanhã de discussões sanitárias em Florianópolis. Integrantes da Organização Internacional de Epizootias (OIE) – responsável pela concessão de certificados internacionais às áreas livres da aftosa – realizam encontro na capital catarinense. Os produtores de carne do Paraná esperam que Ribas discuta com o governo de Santa Catarina o fim das barreiras à carne paranaense, uma vez que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já considera o Paraná área livre da aftosa e espera confirmação dessa análise pela OIE.

Pinga-fogo

O candidato à presidência do PMDB, João Arruda, decidiu correr atrás de apoio nos municípios do Norte e do Norte Pioneiro no fim de semana ••• Ele buscou peemedebistas de 15 municípios, segundo seus assessores. *** Arruda se apresenta aos correligionários como uma alternativa às disputas internas. ••• Com isso, evita se opor diretamente a Renato Adur, convidado pelo governador Roberto Requião para disputar a presidência do PMDB, que deve ser definida dia 17 de dezembro. ••• Qualquer que seja o vencedor, terá pela frente uma missão árdua.*** Servir como embaixador da candidatura de Requião à Presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]