"O projeto do PMDB do Paraná tem de ser o do novo Brasil e não o da disputa fisiológica por cargos no governo."
João Arruda, membro do diretório do PMDB e candidato à presidência do partido, durante campanha pelo interior do estado.
Discussão Vinte dias antes da escolha do novo presidente do PMDB, a executiva do partido reúne-se hoje em Curitiba para discutir o processo eleitoral. O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano Renato Adur defende que seja definido um nome de consenso para a presidência. No entanto, as divergências internas transparecem na própria postura dos presidenciáveis. Enquanto Adur defende que o comandante do PMDB terá a missão de definir o próximo prefeito de Curitiba, João Arruda diz que o foco tem de ser mais amplo. Ele quer que o diretório estadual trabalhe principalmente pelo projeto de um novo Brasil.
Palestra O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-candidato à Presidência da República nas eleições deste ano, participa hoje, às 16h30, do lançamento do curso de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Para a data, Buarque preparou a palestra: "Educação é a chave para uma sociedade melhor".
Atraso Cristovam Buarque teve de adiar a palestra que faria em Cuiabá no sábado. O senador não conseguiu chegar à capital do Mato Grosso a tempo por causa de problemas em seu vôo. Ele falaria a professores do ensino fundamental. Sua expectativa é de que o tráfego aéreo de Brasília a Curitiba esteja normal nesta segunda-feira. Do contrário, terá de marcar nova data para falar de sua "revolução na educação" por aqui também.
Instrução O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC) realiza amanhã, das 9 às 17 horas, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o "Encontro de Gestores Públicos Municipais". O seminário visa orientar prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras sobre as alterações ocorridas na atuação do TCE a partir da entrada em vigor da Lei Complementar 113/05, a Lei Orgânica do Tribunal, e do novo Regimento Interno, em janeiro deste ano.
Maturidade O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a aliança entre o PT e o PMDB do Paraná durante reunião do diretório nacional petista, em São Paulo (SP), no sábado. Os rumos nacionais do PMDB serão discutidos em Curitiba na quinta-feira, numa reunião que marcada para as 19 horas, na sede local do partido.
Comoção O governador em exercício Orlando Pessuti disse ter se "comovido" ao assistir ontem a uma apresentação musical durante o almoço de Natal do Pequeno Cotolengo. Em sua avaliação, os cuidados que a instituição dispensa a crianças e adultos com necessidades especiais são um exemplo para o mundo. Ao lado de sua esposa, Regina, Pessuti assistiu à missa campal celebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti e à apresentação do coro italiano Lago Rosso. O Almoço de Natal reuniu cerca de 1,2 mil pessoas.
Florianópolis O secretário estadual da Agricultura, Newton Pohl Ribas, deve participar amanhã de discussões sanitárias em Florianópolis. Integrantes da Organização Internacional de Epizootias (OIE) responsável pela concessão de certificados internacionais às áreas livres da aftosa realizam encontro na capital catarinense. Os produtores de carne do Paraná esperam que Ribas discuta com o governo de Santa Catarina o fim das barreiras à carne paranaense, uma vez que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já considera o Paraná área livre da aftosa e espera confirmação dessa análise pela OIE.
Pinga-fogo
O candidato à presidência do PMDB, João Arruda, decidiu correr atrás de apoio nos municípios do Norte e do Norte Pioneiro no fim de semana Ele buscou peemedebistas de 15 municípios, segundo seus assessores. *** Arruda se apresenta aos correligionários como uma alternativa às disputas internas. Com isso, evita se opor diretamente a Renato Adur, convidado pelo governador Roberto Requião para disputar a presidência do PMDB, que deve ser definida dia 17 de dezembro. Qualquer que seja o vencedor, terá pela frente uma missão árdua.*** Servir como embaixador da candidatura de Requião à Presidência.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião