O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse hoje em Paris que considera "uma grande bobagem" as críticas que vem sofrendo por ter recebido R$ 14 mil em diárias para viajar à Europa durante as férias. Ele disse que seus compromissos em Paris e Londres são de interesse público porque ele está representando o Poder Judiciário no exterior. Segundo o STF, o presidente interrompeu o descanso para cumprir compromissos oficiais na Europa.
"Eu acho isso uma tremenda bobagem. Nós temos coisas muito mais importantes a tratar. É uma coisa muito pequena. Veja bem, você viaja para representar o seu país, para falar sobre as instituições do Brasil e vocês estão discutindo diárias?", disse o presidente do STF, ao sair de uma reunião na Sorbonne, na tarde de hoje.
"Quando é que na história do Brasil o presidente do Poder Judiciário teve as oportunidades que eu tenho de viajar pelo mundo para falar sobre um poder importante da República?", completou.
Hoje, estavam previstos um encontro de Barbosa com a ministra da Justiça da França, Christiane Taubira. O encontro seria uma retribuição à visita feita por Taubira ao STF, no ano passado durante a viagem do presidente François Hollande. À noite, Barbosa será o homenageado de um jantar no Conselho Constitucional (equivalente ao STF na França). Na sexta, ele profere uma conferência em um colóquio promovido pela Universidade de Paris-1.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião