Padre Roque (PTB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Londrina durante uma sessão tumultuada, após mais de seis horas de negociações, que acabaram na madrugada de ontem.
No dia 22 de dezembro, ele havia sido lançado como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela vereadora Sandra Graça (PP), mas mudou de lado há cerca de uma semana. A chapa de Padre Roque também é composta por Jairo Tamura (PSB) como vice, Paulo Arildo (PSDB), Lenir de Assis (PT) e Eloir Valença (PT) na primeira, segunda e terceira secretarias.
O grupo conquistou 10 votos, contra 9 da chapa de Sandra Graça, composta por Joel Garcia (PDT) como vice, Roberto da Farmácia (PTN), Rodrigo Gouvea (PRP) e Roberto Fu (PDT), na primeira, segunda e terceira secretarias.
A composição de Sandra Graça, que no dia 22 de dezembro contava com 12 votos, perdeu três: o próprio Roque, além de Rony Santos (PTB) e Tito Valle (PMDB).
Virada
A virada começou logo depois de anunciada a chapa de Sandra Graça, na semana passada. A estratégia foi atuar em duas frentes: em primeiro lugar, rotular a chapa como alinhada com Antonio Belinati (PP) e Barbosa Neto (PDT), já como um esboço do "terceiro turno".
As direções partidárias também jogaram pesado. Pelo PTB, o deputado federal Alex Canziani participou das articulações. O PMDB foi representado pelo deputado estadual Luiz Eduardo Cheida e pela coordenadora da região metropolitana de Londrina, Elza Correia.