• Carregando...
Ênio Verri, O deputado estadual | Walter Fernandes/Gazeta do Povo
Ênio Verri, O deputado estadual| Foto: Walter Fernandes/Gazeta do Povo

O número

34 deputados já assinaram o documento para recolocar em votação o projeto que garante pagamento de auxílio-saúde aos funcionários do Ministério Público Estadual (MP). O curioso é que, há duas semanas, a proposta foi derrubada em plenário por 26 votos contra 17. Parece que o pedido/pressão do MP surtiu efeito.

  • Cândido Vaccarezza, ex-líder do governo na Câmara dos Deputados

Três chapas devem disputar a presidência da Executiva Estadual do PT paranaense. O deputado estadual Ênio Verri (foto) é candidato à reeleição, com o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil, a tendência majoritária dentro do partido. A Militância Socialista, do também deputado estadual Tadeu Veneri, deve apoiar o engenheiro Ulisses Kaniak, que atualmente preside o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná. A corrente Democracia Socialista, do deputado federal Dr. Rosinha, deve indicar um nome para a presidência da Executiva estadual do partido, mas ainda não definiu quem será o concorrente. Pelo menos 15 mil filiados devem votar na eleição, que ocorre em novembro.

Diárias

A 1ª Promotoria de Justiça de Guaíra (região Oeste do Paraná) ajuizou 19 ações civis públicas contra ex-vereadores, servidores e ex-servidores da Câmara Municipal devido ao pagamento de diárias sem a devida comprovação de gastos, nos anos de 2002 a 2004. A Promotoria aponta que não houve prestação de contas e cada um dos requeridos é acionado para pagamento de indenização em valores diferentes, conforme os gastos individuais.

Encontro

O Ministério Público promoveu audiência pública ontem na sede da Regional Bairro Novo, em Curitiba. O evento faz parte dos trabalhos do movimento Paraná Sem Corrupção e envolveu integrantes do MP, moradores da região, estudantes de Direito e representantes do Instituto Innovare. Na audiência foram discutidas medidas para melhorias de habitação, urbanismo e prevenção da violência na região.

"Injustiça" 1

Acusada pela Polícia Federal de participar de uma fraude milionária, a ex-chefe da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal, Lucia Helena de Carvalho, afirma ter sido "injustamente indiciada" , Ela diz que a investigação contra ela foi baseada em denúncias de "ardilosos grileiros".

"Injustiçada" 2

Na semana passada, Lucia Helena foi indiciada por ter participado do repasse do terreno público a empresa privada, por meio de documentos falsos, segundo o inquérito policial. Outras seis pessoas, entre elas três funcionários da SPU, também foram indiciados por participar do esquema investigado pela PF.

Sugestões

Em uma semana de funcionamento do portal criado para ouvir sugestões para o anteprojeto de reforma política, o site do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados recebeu cerca de 16 mil visitas e 64 mil acessos até o início da tarde de ontem. Entre as ideias mais populares apresentadas pelos eleitores estão a criação de mecanismos para limitar os salários dos deputados e o fim do voto obrigatório, do voto secreto nas sessões legislativas, das "regalias parlamentares" e dos cargos comissionados.

Pinga-fogo

"Nunca vi resolver problema de articulação política por liberação de emendas."

Cândido Vaccarezza (PT-SP), ex-líder do governo na Câmara dos Deputados.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Guilherme Voitch.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]