A onda nacional de debandada no Partido dos Trabalhadores (PT) chegou ao diretório municipal de Maringá, região Noroeste do Paraná. O presidente do PT local, Claudemir Romancini, anunciou seu desligamento do partido nesta terça-feira e afirmou que vai criar o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na cidade.
Neste domingo está agendada uma reunião entre as pessoas que já acenaram com a intenção de deixar o PT e entrar no PSOL. Aproximadamente 50 dissidentes petistas devem compor o grupo para iniciar o recrutamento de novos filiados entre bairros, sindicatos e associações. A oficialização do PSOL maringaense deve acontecer no início de outubro, após a transmissão da presidência petista.
Filiado ao PT desde 1985, Romancini deve oficializar a entrada do PSOL em Maringá em outubro, quando acontece a transmissão do seu cargo de presidente do PT. "O PT perdeu a sua cara", afirmou Romancini.
Quem também confirmou o interesse em trocar de partido foi o ex-diretor do Procon Rogério Calazans, recentemente derrotado por Rubem Mariano, na disputa pela presidência local do PT. A antiga rivalidade entre o PT e o PP, partido do atual prefeito Sílvio Barros, ganha o PSOL como mais um personagem, já que a expectativa é que o novo partido faça oposição tanto ao PP quando ao PT.
Deixe sua opinião