• Carregando...

"O Stephanes Jr. pensa diferente de outros membros do PMDB, como o Maurício Requião. Mas o partido precisa tanto do Stephanes Jr. como do Maurício."

Do presidente estadual do PMDB, Renato Adur, sobre o fim da polêmica criada pelo comportamento do deputado estadual Reinhold Stephanes Jr, que votou contra o governo e teve contra si manifestações de repúdio de uma ala do partido.

Diversidade – O presidente estadual do PMDB, Renato Adur, minimizou o ocorrido na semana passada quando o secretário da Educação, Maurício Requião, chegou a pedir a expulsão de Stephanes Jr. "O PMDB sempre foi um partido em que coexistiram diversas correntes ideológicas. A Executiva tem de saber conviver com as diferenças internas". O pedido de expulsão foi arquivado, mas o recém-criado Conselho de Ética do partido deve avaliar se fará uma reprimenda ao deputado.

Crítico – O tom do pronunciamento que o presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, fará hoje na Assembléia Legislativa será de mais críticas ao comportamento do governo do estado pelo descaso em responder requerimentos aprovados em plenário. Rossoni disse que irá tecer críticas também ao governo por não ver "nenhuma atitude saneadora" em casos como os da Pavibrás e das apólices de seguro falsas.

Expulsão – O Conselho de Ética do PSDB estadual se reúne hoje às 10 horas para analisar parecer do processo de expulsão do deputado estadual Luiz Nishimori, por participar da base aliada do governo. Segundo o deputado Valdir Rossoni, se o Conselho de Ética for favorável à expulsão, o pedido será encaminhado para avaliação do Diretório. Do contrário, será arquivado.

Escola – O deputado estadual Alex Canziani (PTB) informou que o Paraná vai fazer parte do programa Escola Aberta, do Ministério da Educação. Segundo o deputado, 25 escolas de Curitiba e do interior do estado vão entrar no projeto, que mantém escolas públicas abertas nos fins de semana, com atividades para a comunidade. "Somente cinco estados não participavam desse projeto e o Paraná era um deles", afirmou.

Jantar – O superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião, e o ex-procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, jantaram juntos na sexta-feira passada, dia 8, no Ile de France. No cardápio político, conversas sobre as mudanças no secretariado estadual.

Irregularidades – A contratação irregular de servidores terceirizados para serviços públicos essenciais, a contratação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público sem requisitos legais, o pagamento de salários de servidores com recursos de royalties (o que é proibido pela legislação) são algumas das irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas do Paraná nos trabalhos de inspeção realizados nos municípios da região do lago de Itaipu e investigados em denúncias protocoladas na Ouvidoria do TCE-PR.

Audiência – Um dos municípios com problemas é Santa Helena. Para amanhã, a prefeitura e Câmara da cidade organizaram uma audiência pública com a participação do Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Paraná, Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Helena, representantes da sociedade civil. Para tentar evitar novos problemas.

Transporte – A bancada do PT na Câmara de Curitiba promove na próxima semana um seminário sobre transporte público. O objetivo do encontro é discutir as formas de garantir uma melhor qualidade de vida para a cidade, pensando em ações que estabeleçam uma mobilidade democrática, ou seja, o acesso aos serviços e bens públicos.

Divisórias – A revista IstoÉ desta semana traz reportagem sobre o pedido de demissão do ex-assessor especial de governo Luiz Caron. Ele deixou o governo depois que foi publicada carta do filho, Guilherme, na imprensa paranaense. Segundo a reportagem, Guilherme Caron diz que a família recebeu ameaças de funcionários do governo após o episódio em que o governador Roberto Requião (PMDB) deu uma bronca em seu pai, em 1.° de janeiro, por não concordar com a colocação de divisórias no Palácio das Araucárias. O ex-secretário, entretanto, nega a acusação do filho e diz que as ameaças vieram de presídios.

Pinga-fogo

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), está em Seul, na Coréia do Sul, e participa amanhã da Semana Mundial de Mobilidade ••• O prefeito dará uma palestra magna no evento sobre mobilidade urbana, a convite da organização ••• A imobilidade urbana tem lá sua utilidade política, quando faz os eleitores prestarem atenção em obras de determinado percurso ••• É o que ocorre na Rua Marechal Deodoro, no centro de Curitiba ••• Depois de meses em reforma, a rua ganhou até faixas, que alertam os motoristas para a lentidão no trânsito e aproveitam para divulgar o projeto ••• As ruas estão em obras também em cidades como Ponta Grossa e Cascavel ••• Os investimentos são em vias tradicionais e linhas de ônibus urbanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]