Passeata contra corrupção reúne centenas de pessoas em Maringá
Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (21) em Maringá de uma passeata contra a corrupção. Segundo os organizadores, cerca de mil moradores, estudantes e representantes de entidades estiveram na manifestação, que ocorreu na Avenida Tiradentes, entre a Praça Manoel Ribas e o Parque do Ingá.
A diversidade de idade dos participantes do Dia do Basta chamou a atenção em Curitiba, neste sábado (21). A maioria eram estudantes e jovens, mas nesta edição, famílias inteiras e casais idosos constituíram parte importante do movimento.
Assista à reportagem em vídeo da manifestação
Mesmo com o clima chuvoso da capital, as cerca de 500 pessoas saíram da Boca Maldita às 10h30 e seguiram com apitos, faixas, narizes de palhaço, máscaras e tinta no rosto pelas ruas Monsenhor Celso, Marechal Deodoro, Emiliano Perneta e Senador Alencar Guimarães, parando na Praça Rui Barbosa por volta das 11h15.
Dos 500 manifestantes, cerca de 200 decidiram seguir ao Palácio Iguaçu, onde finalizaram o ato de forma pacífica depois de exporem reivindicações ligadas ao movimento. Eles chegaram à sede do governo estadual por volta das 12h45 e dispersaram-se às 13h. A decisão de rumar para a sede do governo foi tomada à revelia da organização da marcha, quando começaram os gritos de "vamos pro Palácio!".
Inicialmente, a sede do governo era o local planejado para a concentração final, mas a organização decidiu trocá-lo pela Praça Rui Barbosa em virtude de um evento que ocorria ali no mesmo dia.
Reivindicações
O Dia do Basta ocorreu simultaneamente em 42 cidades do Brasil. Os manifestantes pedem melhor uso do dinheiro público e prioridade aos temas referentes à saúde e à educação, bem como o fim do foro privilegiado, o voto aberto dos parlamentares, a decisão de temas de plebiscitos pelo povo e a caracterização da corrupção como crime hediondo.
Em Curitiba, também entrou em pauta a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto em projetos voltados à educação. A organização aproveitou a concentração de manifestantes na praça para coletar assinaturas para abaixo-assinados e iniciativas populares. Um exemplo de lei que saiu da iniciativa popular é a Ficha Limpa.
A Secretaria de Trânsito (Setran) e a Polícia Militar acompanharam a passeata até a Praça Rui Barbosa.
Anos anteriores
No final de 2011, a manifestação nacional reuniu milhares de pessoas em diversas cidades do país. Em Curitiba, a concentração foi na escadaria do prédio da Universidade Federal do Paraná , na Praça Santos Andrade, com cerca de 600 presentes.
Em Brasília, os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios e terminaram a passeata em frente ao Congresso, onde cantaram o Hino Nacional. A Polícia Militar estima que 20 mil pessoas tenham participado do protesto. Em São Paulo, cerca de 2,5 mil protestaram no Masp e em parte da Avenida Paulista.
Vida Pública | 6:30
Aproximadamente 500 manifestantes se encontraram na Boca Maldita e seguiram até a Praça Rui Barbosa, no centro. Depois, em média 200 pessoas seguiram até o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, onde continuaram os protestos contra a corrupção.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou